quinta-feira, 18 de julho de 2013

Leitura e Interpretação de texto




A Bruxa e a Fada

          Há algum tempo atrás, em um reino distante atrás de grandes montanhas, uma bruxa muito má chamada Fredeburga convivia com uma fada muito boa, chamada Alegria.
          A rainha das bruxas estava cansada de Fredeburga e vivia a lhe chamar a atenção com seu trabalho, já que o povoado do reino nunca tinha maldades. Todos eram felizes e ninguém tinha medo das bruxarias de Fredeburga.
          Cansada de tanto levar bronca, Fredeburga decidiu fazer uma maldade muito grande, que destruiria Alegria para sempre.
          Para isso, deveria usar todos os seus poderes. À noite, enquanto girava sua varinha mágica e pensamentos diabólicos lhe passavam pela cabeça, teve uma ideia muito original: transformaria Alegria em uma bruxa e esta a ajudaria a espalhar maldade pelo reino.
          No dia seguinte, quando a fada estava distraída, a transformou em uma bruxa pavorosa, seu cabelo ficou encaracolado e sujo, sua roupa ficou escura e cheia de pó, suas unhas cresceram dez centímetros , seu nariz cresceu vinte centímetros e de sua garganta saía uma risada horrenda.
          Contentíssima, Fredeburga foi até o castelo da bruxa rainha para contar-lhe o que havia feito. Ao entrar, encontrou a rainha com seus ajudantes: magos, cobras, sapos, serpentes e lobos. Ela ficou surpresa por estarem todos ali e ao chegar mais perto, ficou atônita: todos estavam observando Alegria pela Internet e, apesar de sua nova aparência, continuava a praticar a bondade pelo reino.
          Fredeburga ficou desconcertada e desesperada ao ver a fúria da rainha das bruxas e se deu conta de que havia perdido sua luta contra o bem. Ela se jogou ao chão e derramou lágrimas esverdeadas, enquanto escutava uma bruxa muito má lhe dizer:
          - Fredeburga, você fracassou porque ignorou algo muito importante: todos podemos mudar nosso aspecto, a cor da pele, do cabelo, a forma do corpo e a voz, mas se há bondade no interior de nossos corações, ninguém pode tirá-la, portanto iremos quebrar seu feitiço e Alegria voltará a ser como era. Você será condenada a viver neste castelo lúgubre até o fim de seus tempos.
          Dito isso, a bruxa rainha foi até o bosque com seus ajudantes e Fredeburga pôde ver pela internet que Alegria tinha voltado a ser como era e parecia estar ainda mais radiante e bela.
          As bruxas não tentaram invadir novamente o reino de Alegria com suas maldades, pois o amor e a bondade tinham triunfado sobre o mal. Foi assim que aconteceu e assim o será para sempre.
( Poncho Aquino)
Compreendendo o Texto

Leia as respostas e escreva uma possível pergunta para cada uma delas:

  1. __________________________________________________
A Bruxa Fredeburga e a Fada Alegria.

  1. __________________________________________________
__________________________________________________
Porque Fredeburga não estava fazendo seu trabalho direito.

  1. __________________________________________________
__________________________________________________
Transformar a fada em uma bruxa má.

  1. ___________________________________________________
___________________________________________________
Porque Fredeburga se esqueceu de que as pessoas podem mudar seu aspecto físico, mas não seus sentimentos.

  1. ____________________________________________________
____________________________________________________
Deveria viver no castelo até o fim de seus dias.

  1. ____________________________________________________
____________________________________________________
Foi transformada novamente em Fada Alegria e nenhuma outra bruxa ousou invadir seu reino com maldades.

Um comentário:

  1. Passei para fazer uma visitinha ao seu cantinho.através da agenda de Blogs.PARABÉNS! Aguardo sua visita temos um sorteio de aniversário lá. Um abraço! http://criandoealfabetizando.blogspot.com

    ResponderExcluir