quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Você sabia que JACARÉS e CROCODILOS são animais diferentes?




        Eles são mesmo muito parecidos. Ambos são répteis, carnívoros, vivem na terra e também na água, têm o corpo coberto por um couro grosso que lembra a pele dos dinossauros que vemos nos filmes, adoram ficar bem paradinhos e fazem parte do grupo dos Crocodilianos. Mas, apesar de tantas semelhanças, não é tão difícil assim diferenciar um do outro.
          Muita gente acha que o tamanho é a primeira pista. Errado! O tamanho não é uma boa forma de diferenciar esses animais. Repare: enquanto o crocodilo de água salgada, o maior crocodiliano existente, atinge incríveis sete metros de comprimento (quase do tamanho do gol de um campo de futebol oficial), o jacaré-açú amazônico pode chegar a cinco metros, sendo uma das maiores espécies do mundo. Enquanto isso, o crocodilo-anão que vive na África raramente chega aos dois metros, sendo uma das menores espécies dos crocodilianos existentes. Ou seja: tamanho não é documento neste caso!
          A melhor maneira de diferenciar os jacarés dos crocodilos é o formato de sua cabeça. Os jacarés apresentam crânios bastante largos e quando estão com a boca fechada, os dentes da mandíbula se encaixam em cavidades ao longo da boca, ficando escondidos. Já nos crocodilos, o crânio é mais fino e quando estão com suas bocas fechadas, o quarto dente de mandíbula fica à mostra – esta é uma boa dica, hein?!
          Outra característica que diferencia esses animais é a presença de uma glândula capaz de eliminar o sal do organismo, e que somente os crocodilos têm. A expressão “lágrimas de crocodilo”, aliás, vem dessa glândula, embora ela esteja localizada na língua do animal e não nos olhos, como acontece, por exemplo, com algumas aves.
          No Brasil, existem seis espécies de jacarés e a maioria vive na Amazônia. Nenhuma espécie de crocodilo vive por aqui, mas se você encontrar um no zoológico, já vai saber diferenciá-lo dos jacarés, não é mesmo?
                          Fonte: Renato Filogonio, Departamento de Zoologia Universidade Estadual Paulista

Descritor  02: Localizar informações explícitas em um texto

Segundo as informações do texto, o que os crocodilos e jacarés têm em comum?

A) a espécie, pois ambos são répteis, carnívoros.
B) a forma de ataque, pois ambos atacam com agressividade.
C) o habitat, pois ambos vivem somente na água
 D) o tamanho, pois ambos são enormes.

 
Descritor 11 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções,, advérbios, etc.
Na expressão “Nenhuma espécie de crocodilo vive por aqui”, o trecho sublinhado dá a ideia de:
A) dúvida            B) lugar           C) modo                 D) tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário