Fração
é uma palavra que vem do latim "fractus" e significa
"partido", "quebrado", assim podemos dizer que fração é a
representação das partes iguais de um todo.
Texto: Emília e as Frações
Dona Benta, levantou-se para atender alguém que vinha procurá-la.
__Que é que você quer rapaz?
__É que vim trazer para mercê um presente que o coronel mandou. São duas melancias.
__ Traga-as aqui! Disse dona Benta, Mas Narizinho e Pedrinho já haviam corrido na frente e vinham voltando com as duas melancias.
__Faca tia Anastácia! Gritou Emília. Faca bem amolada e uma bandeja, depressa.
__Quer que parta, Sinhá? – perguntou.
Dona Benta respondeu que sim, e com muita habilidade tia Anastácia picou a melancia em 8 fatias.
__Ótimo! Esta melancia veio mesmo ilustrar o que eu ia dizer: Ela era um inteiro, tia Anastácia picou em pedaços ou frações.
__Se o pedaço de melancia é fração, vivam as frações! Gritou Pedrinho.
__ Pois fique sabendo que é! Disse o Visconde. Uma melancia inteira é uma unidade. Um pedaço de melancia é uma fração dessa unidade. Se a unidade ou a melancia for partida em dois pedaços IGUAIS, esse dois pedaços formam duas frações – DOIS MEIOS.
AGORA É COM VOCÊ!
a)Em quantos pedaços foram divididos a melancia?_____________________
b)Que fração representa os pedaços divididos?_________________________
c)Se Anastácia tivesse partido as 2 melancias, quantos pedaços seriam?______
d)Uma melancia inteira é um __________________________
e)Represente a melancia partida em dois pedaços iguais.
f) Juntando estes dois pedaços, forma-se o __________________
g) Qual é o numerador dessa fração?___________
h) Qual é o denominador?___________________
i) Escreva a fração: _____
j) Leitura da fração_______________________
Atividades Gramaticais:
a)
Que sinal foi utilizado no texto para se ler com
entonação de pergunta?
____________________________________________________________
b) Quais
são os substantivos próprios que aparecem no texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________
c)
“Dona
Benta, levantou-se para atender alguém que vinha procurá-la.” A palavra destacada refere-se a quem?
_______________________________________________________________
d) Escreva
três substantivos comuns que aparecem no texto:
_______________________________________________________________
e) Transforme
o substantivo em adjetivo:
Habilidade: _____________________________________________________
No texto, qual personagem é
habilidosa? _____________________________
f)
Circule os pronomes oblíquos que aparecem no
texto.
g)
A linguagem familiar (informal) é utilizada
entre os membros da família e amigos. No texto aparecem duas palavras
consideradas Linguagem Informal. Quais são elas?
_________________________________________________________
h)
Separe as palavras em sílabas e classifique-as
quanto ao número de sílabas:
Melancias: ____________________________________________________
Tia:
__________________________________________________________
Quer:
________________________________________________________
Pedaços:
_____________________________________________________
i)
Classifique as palavras quanto a sílaba tônica:
Ótimo:
________________________________________________________
Fração:
________________________________________________________
Benta:
_________________________________________________________
Entender a Previsão
do Tempo
Fonte: http://www.weather.com
Fonte: http://www.weather.com
A Organização Mundial
de Saúde (OMS) estabelece que índices de umidade do ar, inferiores a 60% não
são adequados para a saúde humana.
Entre 21 e 30% - Estado de Atenção
Cuidados
a serem tomados:
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
- Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
- Consumir água à vontade.
Atividades
1.
Quantos dias aparecem com previsão de temperatura
na imagem?
__________________________________________________________
2.
Quantos dias aparecem com nuvens? ______________
Que fração representa esses dias? _________________
3.
As informações de previsão do tempo foram
analisadas às 14:00. Isso quer dizer que foi antes ou depois do meio dia?
_____________________
4.
Quais dias tiveram a temperatura mais alta?
________________________________________________________________
Represente
esses dias com fração: __________________________
5.
A umidade do ar nesse dia estava adequada para
nossa saúde, de acordo com a OMS? Justifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________
6.
Em relação ao vento, em qual horário desse dia
observado ele esteve mais forte? ______________________
E o horário que esteve mais fraco? _____________
Qual a diferença de velocidade entre esses dois horários?
_________________
7.
Quantos dias a velocidade do vento foi de 8km/h?
_____________________
Represente
com fração. _______________________
Como assustei o meu bicho-papão
Em uma bela noite, Evillyn estava se preparando para
dormir, deitou na cama e apagou a luz. De repente um bicho-papão apareceu, deu
um baita susto nela e foi embora. No outro dia ela fez uma armadilha para o
bicho-papão, mas... Coitadinho! Ele estava com o dedo quebrado.
Quando ele chegou, escorregou em um carrinho e foi
parar na cabeceira da cama de Evillyn, ela jogou um balde de água quente nele.
Agora, além de levar um tombo e estar com o dedo quebrado, ainda ficou todo
queimado. Logo depois Evillyn escutou um choro e foi chegando perto para ver o
que era. Foi chegando perto com um taco de basebol e bateu na cabeça do
bicho-papão que ficou desmaiado. Foi quando Evillyn viu o dedinho dele
quebrado. Ela levou-o para a sala e fez um curativo no dedo dele.
Quando ele acordou, levou um susto daqueles! Ela
acalmou o bicho-papão e pediu desculpas.
Daquele dia em diante eles ficaram muito amigos.
Elauynni – 10 anos
4º ano A – 2012
01. No
trecho: “De repente um bicho-papão apareceu, deu um baita susto nela e foi embora”. A
palavra em destaque se refere a:
(A)
Cama
(B)
Evillyn
(C)
Armadilha
(D)
Noite
02. Para
pegar o bicho-papão a menina:
(A)
Quebrou o dedo dele
(B)
Acalmou o bicho-papão
(C)
Fez uma armadilha
(D)
Deitou na cama e apagou a luz
03. O
bicho-papão foi parar na cabeceira da cama da Evillyn por que:
(A) Ficou todo queimado
(B)
Ficou todo molhado
(C) Quebrou o dedo
(D)
Escorregou
04. Marque
a ordem correta dos acontecimentos:
(A)
Evillyn se preparou para dormir, o bicho-papão
apareceu, ela fez um curativo e ficaram muito amigos.
(B)
Evillyn e o bicho-papão ficaram amigos, ela
apagou a luz, viu o dedinho dele quebrado.
(C)
Evillyn se preparou para dormir, ela fez um
curativo, o bicho-papão apareceu, ficaram amigos.
(D)
Evillyn jogou água no bicho-papão, o bicho-papão
apareceu, ela fez um curativo e ficaram muito amigos.
Desafios:
Desafio do número secreto
Qual é o número secreto?
32 536 - 157 390 - 1 358 - 693 421 - 452 798 - 209 680 - 815
Analise as dicas abaixo, descubra o número secreto e circule-o:
• Ele tem seis algarismos;
32 536 - 157 390 - 1 358 - 693 421 - 452 798 - 209 680 - 815
Analise as dicas abaixo, descubra o número secreto e circule-o:
• Ele tem seis algarismos;
157 390
693 421
693 421
209 680
452 798
• Não tem o algarismo 4 na ordem das centenas;
209 680
452 798
• O algarismo 5 faz parte do número;
452 798
• A soma dos seus algarismos é igual a 25.
O número secreto é o 157.390
Desafio das figurinhas
Algumas figurinhas foram distribuídas entre cinco crianças.
Leia
as dicas abaixo com atenção para descobrir. Quantas figurinhas cada
criança recebeu? E qual o total de figurinhas distribuídas?
João (__6___) Marcos (___7__) Felipe(___9___) Gustavo(__5___) Pedro(___8___)
Total:______35______
a)Se Gustavo tivesse mais uma figurinha, ficaria com o mesmo número de figurinhas que João;
b)Pedro ganhou 3 dezenas mais 2 figurinhas e dividiu por 4;
c)Marcos ganhou 5 dezenas menos 1 figurinha e dividiu por 7;
d)João ganhou 4 dezenas mais 2 figurinhas e dividiu por 7;
e)Felipe ganhou 1 dúzia e meia de figurinhas e dividiu por 2;
João (__6___) Marcos (___7__) Felipe(___9___) Gustavo(__5___) Pedro(___8___)
Total:______35______
a)Se Gustavo tivesse mais uma figurinha, ficaria com o mesmo número de figurinhas que João;
b)Pedro ganhou 3 dezenas mais 2 figurinhas e dividiu por 4;
c)Marcos ganhou 5 dezenas menos 1 figurinha e dividiu por 7;
d)João ganhou 4 dezenas mais 2 figurinhas e dividiu por 7;
e)Felipe ganhou 1 dúzia e meia de figurinhas e dividiu por 2;
Desafio das pizzas
Cinco amigos foram a um rodízio de pizza. Descubra quantas fatias cada um comeu, seguindo as dicas:
João(__12__) Lucas(__16__) Pedro(__9__) Breno(__15__)Rafael(__6__)
a) João comeu 1/3 a mais que Pedro;
b) Lucas comeu 2/3 do dobro de João;
c) Pedro comeu 3/5 do que Breno comeu;
d) Breno comeu 1/4 de 60 fatias;
e) Rafael comeu 1/2 de João;
João(__12__) Lucas(__16__) Pedro(__9__) Breno(__15__)Rafael(__6__)
a) João comeu 1/3 a mais que Pedro;
b) Lucas comeu 2/3 do dobro de João;
c) Pedro comeu 3/5 do que Breno comeu;
d) Breno comeu 1/4 de 60 fatias;
e) Rafael comeu 1/2 de João;
Atividades:
Tabuadas Variadas:
Diversos Conceitos:
Atividades
Marque a alternativa certa.
1- O total da adição entre 34 066 e 86 987 é:
a- 181 054
b- 161 068
c- 121 053
d- 131 073
2- Subtraindo
1- O total da adição entre 34 066 e 86 987 é:
a- 181 054
b- 161 068
c- 121 053
d- 131 073
2- Subtraindo
18 036 de 305 000, obtemos:
a- 275 964
b- 283 864
c- 273 864
d- 286 964
3- O resultado de 24 X 7348 é:
a- 176 352
b- 186 352
c- 156 452
d- 196 252
4- O resultado da divisão de 1716 por 33 é:
a- 42
b- 32
c- 82
d- 52
a- 275 964
b- 283 864
c- 273 864
d- 286 964
3- O resultado de 24 X 7348 é:
a- 176 352
b- 186 352
c- 156 452
d- 196 252
4- O resultado da divisão de 1716 por 33 é:
a- 42
b- 32
c- 82
d- 52
5- A soma dos números 15.639 e 25.784 é de:
a) 40.777
b) 41.423
c) 41.767
d) 40.674
6- A multiplicação dos números 1.256 e 48 é de:
a- 60.241
b- 60.240
c- 60.125
d- 60.288
Sistema de Numeração - atividades
1 - a) O número que está na tabela é ____________________________________.
b) Esse número escreve-se assim: _________________________________________
c) Ele possui ________ classes e_______ ordens.
d) O número 7 ocupa a ___________ ordem que é a __________________________________.
e) O número 3 ocupa a ______________ ordem que é a ____________________________.
f) O número 5 está na _____________ classe.
g) O número 9 está na _____________ classe.
h) O valor relativo do número 4 é _____________.
2 - a) O número que está na tabela é ____________________________________.
b) Esse número escreve-se assim: _________________________________________
c) Ele possui ________ classes e_______ ordens.
d) O número 3 ocupa a ___________ ordem que é
a _________________________________.
e) O número 8 ocupa a ______________ ordem que é a ____________________________.
f) O número 5 está na _____________ classe.
g) O número 2 está na _____________ classe.
h) O valor relativo do número 5 é _____________.
3 - a) O número que está na tabela é ____________________________________.
b) Esse número escreve-se assim: _________________________________________
c) Ele possui ________ classes e_______ ordens.
d) O número 3 ocupa a ___________ ordem que é
a _________________________________.
e) O número 7 ocupa a ______________ ordem que é a ____________________________.
f) O número 5 está na _____________ classe.
g) O número 2 está na _____________ classe.
h) O valor relativo do número 5 é _____________.
4 - a) O número que está na tabela é ____________________________________.
b) Esse número escreve-se assim: _________________________________________
c) Ele possui ________ classes e_______ ordens.
d) O número 6 ocupa a ___________ ordem que é a _________________________________.
e) O número 4 ocupa a ______________ ordem que é a ____________________________.
f) O número 2 está na _____________ classe.
g) O número 7 está na _____________ classe.
h) O valor relativo do número 5 é _____________.
G ou J
Atividades Matemáticas
##############################################################################
A raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela sabia como todo mundo sabe, que o gato é o maior mestre pulador e nem adiantava tentar agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se safava. Decidiu então a raposa usar da esperteza. Chegou-se para o gato e propôs a paz:
- Chega de correr atrás um do outro, mestre gato. Vamos agora viver em paz!
- Não é bem assim, comadre raposa - corrigiu o gato. - Não é um que corre atrás do outro, é uma que corre atrás do outro, é a "uma", que é a senhora, que corre atrás do "outro", que sou eu...
- Bom, de qualquer forma, vamos fazer as pazes, amigo gato. Como o senhor é mestre em pulos, proponho que, para celebrar nosso acordo de amizade, o senhor me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora como o senhor. Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou!
O gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia. A raposa era aluna dedicada e o gato ótimo professor. Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, a cambalhota simples, a cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o gato. Decidiu então que já era chegada a hora de colocar em prática seu plano sinistro. No começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado! E o gato? Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por ele, indo esborrachar-se num toco de aroeira. Ainda tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou:
- Mas mestre gato, esse pulo o senhor não me ensinou!
-Não ensinei, nem ensino! Esse é o segredo que me salva de malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!
BANDEIRA, Pedro. Nova Escola, nº48.
Interpretação
1-“com um salto de banda, o danado sempre se safava.”
A palavra abaixo que tem o mesmo significado da expressão sublinhada é:
A( ) exibia
B( ) livrava.
C( ) prejudicava.
D( ) esborrachava.
2- De acordo com o texto, a raposa fez ao gato a seguinte proposta:
A( ) viver em paz.
B( ) brigar para sempre.
C( ) dividir os filés de rato.
D( ) viver cada um no seu canto.
3- O texto mostra que tanto a raposa, quanto o rato sempre demonstraram ser:
A( ) lentos.
B( ) amigos.
C( ) espertos.
D( ) medrosos.
4- A raposa tornou-se aluna do gato para:
A( ) distrair-se com ele.
B( ) fazer as pazes com ele.
C( ) brincar, pois se sentia sozinho.
D( ) conseguir uma chance de devora-lo.
5- O plano da raposa fracassou porque ela:
A( ) confiou demais em sua esperteza.
B( ) era uma aluna desatenciosa.
C( ) errou os pulos ensinados.
D( ) agiu sem pensar.
pode me mostrar a resposta,porque eu tenho que saber esta vai ser a materia do alunos do 4ano d
ResponderExcluirResposta de qual atividade meu anjo? bjs...
ExcluirVocê poderia me dar as respostas do Desafios ?
ResponderExcluirRespostas dos desafios para vc... Grande beijo!
ExcluirOlá
ResponderExcluirGostaria de saber qual a fonte das atividades coloridas (Mesa, trem..) pARECEM SER DE UM LIVRO DIDÁTICO. Qyal seria???
Adorei as atividades!
ResponderExcluir