MATEMÁTICA
1. UM DOS PORQUINHOS CONSTRUIU UMA CASA DE MADEIRA. ELE CONSEGUIU TRÊS CAIXAS COM MADEIRA PARA FAZÊ-LA. NA PRIMEIRA HAVIA 29 TÁBUAS, NA SEGUNDA 42 E NA TERCEIRA 37. QUANTAS MADEIRAS ELE TINHA, AO TODO, DISPONÍVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE SUA CASINHA?
RESPOSTA: __________________________________________________________
2. O PORQUINHO DA CASA DE MADEIRA UTILIZOU 79 TÁBUAS NA CONSTRUÇÃO DE SUA CASINHA. QUANTAS TÁBUAS SOBRARAM?
RESPOSTA: _________________________________________________________
3. O QUE VOCÊ ACHA QUE ELE PODERIA FAZER COM AS TÁBUAS QUE SOBRARAM?
R: _______________________________________________________________
4. NA CASA DE TIJOLOS, HÁ 2 JANELAS EM CADA UM DE SEUS 4 LADOS. QUANTAS JANELAS HÁ NA CASINHA?
RESPOSTA: __________________________________________________________
5. CADA JANELA POSSUI 8 VIDROS. QUANTOS VIDROS O PORQUINHO USOU, NO TOTAL, EM SUAS JANELAS?
RESPOSTA: _________________________________________________________
6. PARA FAZER O TELHADO DE SUA CASA DE TIJOLOS, O PORQUINHO USOU 29 TELHAS BRANCAS E 14 TRANSPARENTES, POIS ELE QUERIA UMA CASA COM BASTANTE CLARIDADE. QUANTAS TELHAS ELE UTILIZOU NO TOTAL?
RESPOSTA: _________________________________________________________
7. O LOBO ENTROU NA CASA DE TIJOLOS PELA CHAMINÉ. AO FAZER ISSO, ACABOU QUEBRANDO 9 TELHAS. QUANTAS TELHAS FICARAM INTACTAS?
RESPOSTA: __________________________________________________________
8. O PORQUINHO QUE FEZ A CASA DE PALHA ERA MUITO PREGUIÇOSO. ELE CARREGOU 6 CARRINHOS COM PALHA PARA USAR NA CONSTRUÇÃO. PARA FICAR UMA CASA BEM FIRME, ELE PRECISARIA DO DOBRO DE CARRINHOS. QUANTOS CARRINHOS SERIAM NECESSÁRIOS?
RESPOSTA: _________________________________________________________
Objetivo: construir o significado da divisão.
9. PARA COMEMORAR A VITÓRIA, OS PORQUINHOS DERAM UMA FESTA E ENCOMENDARAM 27 TORTINHAS, QUE DECIDIRAM REPARTIR IGUALMENTE ENTRE ELES. COM QUANTAS TORTINHAS CADA PORQUINHO FICOU?
RESPOSTA: _________________________________________________________
10. ALÉM DAS TORTINHAS, ELES ENCOMENDARAM AINDA 15 BRIGADEIROS PARA DISTRIBUIR IGUALMENTE ENTRE ELES. COM QUANTOS BRIGADEIROS CADA UM FICOU?
RESPOSTA: _____________________________________________________________
NOME: _________________________________
DATA: ________ PROFESSORA: ____________
PAR OU ÍMPAR
MATEMÁTICA EM SITUAÇÕES REAIS
- LEIA AS PERGUNTAS E DECIDA SE SUA RESPOSTA É PAR OU ÍMPAR:
1. QUANTO VOCÊ COMPRA SAPATOS, ELES VÊM EM NÚMERO PAR OU ÍMPAR? _________
2. AO PEDIR UMA DÚZIA DE OVOS, VOCÊ ESTÁ USANDO UMA QUANTIDADE PAR OU ÍMPAR? _______
3. A QUANTIDADE DE LETRAS QUE HÁ NO ALFABETO É PAR OU ÍMPAR? _________
4. O NÚMERO DE LADOS DE UM TRIÂNGULO É PAR OU ÍMPAR? ____________
5. LÚCIA, ANA, ISABELA, MARLI E ROBERTA ESTÃO ALMOÇANDO EM UMA ÚNICA MESA DA CANTINA. A QUANTIDADE DE PESSOAS MENCIONADAS É PAR OU ÍMPAR? ___________
6. O TIME AZUL FEZ 85 PONTOS EM UM JOGO DE BASQUETE E O VERMELHO CONSEGUIU FAZER 92 PONTOS. O NÚMERO DE PONTOS FEITO PELO TIME AZUL É PAR OU ÍMPAR? __________
7. SE VOCÊ FIZER A OPERAÇÃO 18 MENOS 8, TERÁ COMO RESPOSTA UM NÚMERO PAR OU ÍMPAR? __________
- ANOTE UM X NAS RESPOSTAS REFERENTES ÀS PERGUNTAS ACIMA, PREENCHENDO ASSIM O GABARITO:
1
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PAR
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ÍMPAR
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Ai, ai, ai ... O Príncipe Numeraldo está precisando de SUA Ajuda! Complete os numerais que estão Faltando:
Que tal Brincar Mais hum pouquinho com o Príncipe Numeraldo? Clique e jogue com seus amiguinhos... Boa Diversão! http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?200_castelo-2.swf
Parabéns pelo belo trabalho! O mundo precisa de pessoas como você!
ResponderExcluirExcelente! Muito criativo, trabalho exemplar!
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