INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Você sabe o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822? Independência do Brasil!
Durante um tempo, D.Pedro seguiu ordens da corte portuguesa, mas acabou percebendo que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia.
Os políticos portugueses exigiram que D. Pedro voltasse imediatamente para Portugal.
No Brasil, os defensores da independência iniciaram uma campanha pedindo que o príncipe regente permanecesse em nossa terra.
No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico".
Com esse ato, D.Pedro atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros.
D.Pedro permaneceu no Brasil e esse dia passou para a nossa história como o Dia do Fico.
Os brasileiros continuaram em campanha política para que o Brasil se tornasse independente de Portugal.
No dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.
D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.
O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.
Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/independencia-do-brasil.html
A parte que eu mais gosto de contar para as crianças está na verdadeira situação de dom Pedro nesse dia: Ele estava dodói... com muuuita dor de barriga! Até chá de folha de goiaba ele tomou... Judiação!
E o seu belo "cavalo", na verdade era uma mula!
Mas vamos combinar que a tela não ficaria tão elegante se fosse retratar a situação real dele!
"INDEPENDÊNCIA OU MORTE" ou "O Grito do Ipiranga"
Pedro Américo (óleo sobre tela, 1888).
O quadro feito em 1888, atualmente no salão nobre do Museu Paulista da USP, é a principal obra do museu e a mais divulgada de Pedro Américo. O nome original dessa tela é "Independência ou Morte" mas ficou conhecida como "O Grito do Ipiranga". A tela mede 7,60 x 4,15 m, tratando-se de uma tela retangular que representa a cena de Dom Pedro I proclamando a independência do Brasil.Fonte: http://alekspalitot.blogspot.com.br/2010/05/o-grito-do-ipiranga.html
Olá Profª kathia, vi que vc visitou o meu blog e se tornou seguidora.Vim conhecer seu blog retribuindo sua visita e me tornei sua seguidora.Adorei!! Passarei sempre para ver as novidades.Um grande abraço.Tenha uma semana de muita Paz e Luz!
ResponderExcluirSe quiser conhecer meu outro blog:
http://escola-lais-netto-dos-reis.blogspot.com.br