1º Ciclo




MATEMÁTICA


1.    UM  DOS  PORQUINHOS  CONSTRUIU  UMA  CASA  DE  MADEIRA.  ELE  CONSEGUIU  TRÊS  CAIXAS  COM  MADEIRA  PARA  FAZÊ-LA.  NA  PRIMEIRA  HAVIA  29  TÁBUAS,  NA  SEGUNDA  42  E  NA  TERCEIRA  37.  QUANTAS  MADEIRAS  ELE  TINHA,  AO  TODO,  DISPONÍVEIS  PARA  A  CONSTRUÇÃO  DE  SUA  CASINHA?






RESPOSTA: __________________________________________________________

2.    O  PORQUINHO  DA  CASA  DE  MADEIRA  UTILIZOU  79  TÁBUAS  NA  CONSTRUÇÃO  DE  SUA  CASINHA.  QUANTAS  TÁBUAS  SOBRARAM?






RESPOSTA: _________________________________________________________

3.    O  QUE  VOCÊ  ACHA  QUE  ELE  PODERIA  FAZER  COM  AS  TÁBUAS  QUE  SOBRARAM?
R: _______________________________________________________________

4.    NA  CASA  DE  TIJOLOS,  HÁ  2  JANELAS  EM  CADA  UM  DE  SEUS  4  LADOS.  QUANTAS  JANELAS  HÁ  NA  CASINHA?




RESPOSTA: __________________________________________________________


5.    CADA  JANELA  POSSUI  8  VIDROS.  QUANTOS  VIDROS  O  PORQUINHO  USOU,  NO  TOTAL,  EM  SUAS  JANELAS?





RESPOSTA: _________________________________________________________

6.    PARA  FAZER  O  TELHADO  DE  SUA  CASA  DE  TIJOLOS,  O  PORQUINHO  USOU  29  TELHAS  BRANCAS  E  14  TRANSPARENTES,  POIS  ELE  QUERIA  UMA  CASA  COM  BASTANTE  CLARIDADE.  QUANTAS  TELHAS  ELE  UTILIZOU  NO  TOTAL?





RESPOSTA: _________________________________________________________

7.     O  LOBO  ENTROU  NA  CASA  DE  TIJOLOS  PELA  CHAMINÉ.  AO  FAZER  ISSO,  ACABOU  QUEBRANDO  9  TELHAS.  QUANTAS  TELHAS  FICARAM  INTACTAS?





RESPOSTA: __________________________________________________________

8.    O  PORQUINHO  QUE  FEZ  A  CASA  DE  PALHA  ERA  MUITO  PREGUIÇOSO.  ELE  CARREGOU  6  CARRINHOS  COM  PALHA  PARA  USAR  NA  CONSTRUÇÃO.  PARA  FICAR  UMA  CASA  BEM  FIRME,  ELE  PRECISARIA  DO  DOBRO  DE  CARRINHOS.  QUANTOS  CARRINHOS  SERIAM  NECESSÁRIOS?




RESPOSTA: _________________________________________________________

Objetivo: construir o significado da divisão.

9.    PARA  COMEMORAR  A  VITÓRIA,  OS  PORQUINHOS  DERAM  UMA  FESTA  E  ENCOMENDARAM  27  TORTINHAS,  QUE  DECIDIRAM  REPARTIR  IGUALMENTE  ENTRE  ELES.  COM  QUANTAS  TORTINHAS  CADA  PORQUINHO  FICOU?




RESPOSTA: _________________________________________________________
10.                       ALÉM  DAS  TORTINHAS,  ELES  ENCOMENDARAM  AINDA  15  BRIGADEIROS  PARA  DISTRIBUIR  IGUALMENTE  ENTRE  ELES.  COM  QUANTOS  BRIGADEIROS  CADA  UM  FICOU?




RESPOSTA: _____________________________________________________________








NOME: _________________________________
DATA: ________  PROFESSORA: ____________



PAR  OU  ÍMPAR
MATEMÁTICA  EM  SITUAÇÕES  REAIS


  • LEIA  AS  PERGUNTAS  E  DECIDA  SE  SUA  RESPOSTA  É  PAR  OU  ÍMPAR:

1.     QUANTO  VOCÊ  COMPRA  SAPATOS,  ELES  VÊM  EM  NÚMERO  PAR  OU  ÍMPAR?  _________

2.     AO  PEDIR  UMA  DÚZIA  DE  OVOS,  VOCÊ  ESTÁ  USANDO  UMA  QUANTIDADE  PAR  OU  ÍMPAR? _______

3.     A  QUANTIDADE  DE  LETRAS  QUE  HÁ  NO  ALFABETO  É  PAR  OU  ÍMPAR? _________

4.     O  NÚMERO  DE  LADOS  DE  UM  TRIÂNGULO  É  PAR  OU  ÍMPAR? ____________

5.     LÚCIA,  ANA,  ISABELA,  MARLI  E  ROBERTA  ESTÃO  ALMOÇANDO  EM  UMA  ÚNICA  MESA  DA  CANTINA.  A  QUANTIDADE  DE  PESSOAS  MENCIONADAS  É  PAR  OU  ÍMPAR? ___________

6.     O  TIME  AZUL  FEZ  85  PONTOS  EM  UM  JOGO  DE  BASQUETE  E  O  VERMELHO  CONSEGUIU  FAZER  92  PONTOS.  O  NÚMERO  DE  PONTOS  FEITO  PELO  TIME  AZUL  É  PAR  OU  ÍMPAR? __________

7.     SE  VOCÊ  FIZER  A  OPERAÇÃO  18  MENOS  8,  TERÁ  COMO  RESPOSTA  UM  NÚMERO  PAR  OU  ÍMPAR? __________

  • ANOTE  UM  X  NAS  RESPOSTAS  REFERENTES  ÀS  PERGUNTAS  ACIMA,  PREENCHENDO  ASSIM  O  GABARITO:


1
2
3
4
5
6
7
PAR







ÍMPAR











Ai, ai, ai ... O Príncipe Numeraldo está precisando de SUA Ajuda! Complete os numerais que estão Faltando:


Que tal Brincar Mais hum pouquinho com o Príncipe Numeraldo? Clique e jogue com seus amiguinhos... Boa Diversão!    http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?200_castelo-2.swf








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