4º ano


Fração é uma palavra que vem do latim "fractus" e significa "partido", "quebrado", assim podemos dizer que fração é a representação das partes iguais de um todo.

Texto: Emília e as Frações


Dona Benta, levantou-se para atender alguém que vinha procurá-la.
__Que é que você quer rapaz?
__É que vim trazer para mercê um presente que o coronel mandou. São duas melancias.
__ Traga-as aqui! Disse dona Benta, Mas Narizinho e Pedrinho já haviam corrido na frente e vinham voltando com as duas melancias.
__Faca tia Anastácia! Gritou Emília. Faca bem amolada e uma bandeja, depressa.
__Quer que parta, Sinhá? – perguntou.
Dona Benta respondeu que sim, e com muita habilidade tia Anastácia picou a melancia em 8 fatias.
__Ótimo! Esta melancia veio mesmo ilustrar o que eu ia dizer: Ela era um inteiro, tia Anastácia picou em pedaços ou frações.
__Se o pedaço de melancia é fração, vivam as frações! Gritou Pedrinho.
__ Pois fique sabendo que é! Disse o Visconde. Uma melancia inteira é uma unidade. Um pedaço de melancia é uma fração dessa unidade. Se a unidade ou a melancia for partida em dois pedaços IGUAIS, esse dois pedaços formam duas frações – DOIS MEIOS.

AGORA É COM VOCÊ!
a)Em quantos pedaços foram divididos a melancia?_____________________
b)Que fração representa os pedaços divididos?_________________________
c)Se Anastácia tivesse partido as 2 melancias, quantos pedaços seriam?______
d)Uma melancia inteira é um __________________________
e)Represente a melancia partida em dois pedaços iguais.


f) Juntando estes dois pedaços, forma-se o __________________
g) Qual é o numerador dessa fração?___________
h) Qual é o denominador?___________________
i) Escreva a fração: _____
j) Leitura da fração_______________________


Atividades Gramaticais:

a)      Que sinal foi utilizado no texto para se ler com entonação de pergunta?
____________________________________________________________

b)      Quais são os substantivos próprios que aparecem no texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________

c)       “Dona Benta, levantou-se para atender alguém que vinha procurá-la.” A palavra destacada refere-se a quem?
_______________________________________________________________

d)      Escreva três substantivos comuns que aparecem no texto:
_______________________________________________________________

e)      Transforme o substantivo em adjetivo:
Habilidade: _____________________________________________________

No texto, qual personagem é habilidosa? _____________________________

f)       Circule os pronomes oblíquos que aparecem no texto.

g)      A linguagem familiar (informal) é utilizada entre os membros da família e amigos. No texto aparecem duas palavras consideradas Linguagem Informal. Quais são elas?
               _________________________________________________________

h)      Separe as palavras em sílabas e classifique-as quanto ao número de sílabas:

Melancias: ____________________________________________________
Tia: __________________________________________________________
Quer: ________________________________________________________
Pedaços: _____________________________________________________

i)        Classifique as palavras quanto a sílaba tônica:

Ótimo: ________________________________________________________
Fração: ________________________________________________________
Benta: _________________________________________________________




Entender a Previsão do Tempo







A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que índices de umidade do ar, inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.
Entre 21 e 30% - Estado de Atenção
Cuidados a serem tomados:
  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
  • Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
  • Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
  • Consumir água à vontade.

Atividades

1.    Quantos dias aparecem com previsão de temperatura na imagem?
__________________________________________________________

2.    Quantos dias aparecem com nuvens? ______________
Que fração representa esses dias? _________________

3.    As informações de previsão do tempo foram analisadas às 14:00. Isso quer dizer que foi antes ou depois do meio dia? _____________________

4.    Quais dias tiveram a temperatura mais alta? ________________________________________________________________
            Represente esses dias com fração: __________________________
5.    A umidade do ar nesse dia estava adequada para nossa saúde, de acordo com a OMS? Justifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________

6.    Em relação ao vento, em qual horário desse dia observado ele esteve mais forte? ______________________
E o horário que esteve mais fraco? _____________
Qual a diferença de velocidade entre esses dois horários? _________________

7.    Quantos dias a velocidade do vento foi de 8km/h? _____________________
Represente com fração. _______________________
 


Como assustei o meu bicho-papão

Em uma bela noite, Evillyn estava se preparando para dormir, deitou na cama e apagou a luz. De repente um bicho-papão apareceu, deu um baita susto nela e foi embora. No outro dia ela fez uma armadilha para o bicho-papão, mas... Coitadinho! Ele estava com o dedo quebrado.
Quando ele chegou, escorregou em um carrinho e foi parar na cabeceira da cama de Evillyn, ela jogou um balde de água quente nele. Agora, além de levar um tombo e estar com o dedo quebrado, ainda ficou todo queimado. Logo depois Evillyn escutou um choro e foi chegando perto para ver o que era. Foi chegando perto com um taco de basebol e bateu na cabeça do bicho-papão que ficou desmaiado. Foi quando Evillyn viu o dedinho dele quebrado. Ela levou-o para a sala e fez um curativo no dedo dele.
Quando ele acordou, levou um susto daqueles! Ela acalmou o bicho-papão e pediu desculpas.
Daquele dia em diante eles ficaram muito amigos.
Elauynni – 10 anos
4º ano A – 2012
01.   No trecho:De repente um bicho-papão apareceu, deu um baita susto nela e foi embora”. A palavra em destaque se refere a:
(A)   Cama
(B)   Evillyn
(C)   Armadilha
(D)   Noite
02.   Para pegar o bicho-papão a menina:
(A)   Quebrou o dedo dele
(B)   Acalmou o bicho-papão
(C)   Fez uma armadilha
(D)   Deitou na cama e apagou a luz
03.   O bicho-papão foi parar na cabeceira da cama da Evillyn por que:
            (A)  Ficou todo queimado
            (B)  Ficou todo molhado
            (C) Quebrou o dedo
            (D)  Escorregou
04.   Marque a ordem correta dos acontecimentos:
(A)   Evillyn se preparou para dormir, o bicho-papão apareceu, ela fez um curativo e ficaram muito amigos.
(B)   Evillyn e o bicho-papão ficaram amigos, ela apagou a luz, viu o dedinho dele quebrado.
(C)   Evillyn se preparou para dormir, ela fez um curativo, o bicho-papão apareceu, ficaram amigos.
(D)   Evillyn jogou água no bicho-papão, o bicho-papão apareceu, ela fez um curativo e ficaram muito amigos.































Desafios:

Desafio do número secreto 


Qual é o número secreto?

32 536 - 157 390 - 1 358 - 693 421 - 452 798 - 209 680 - 815

Analise as dicas abaixo, descubra o número secreto e circule-o:

• Ele tem seis algarismos;

157 390    
693 421 
209 680
452 798
 
  • Não tem o algarismo 4 na ordem das centenas;

157 390    
209 680
452 798

• O algarismo 5 faz parte do número;

157 390    
452 798

• A soma dos seus algarismos é igual a 25.

1+5+7+3+9+0= 25 

O número secreto é o 157.390   


 

 Desafio das figurinhas


Algumas figurinhas foram distribuídas entre cinco crianças. 
Leia as dicas abaixo com atenção para descobrir. Quantas figurinhas cada criança recebeu? E qual o total de figurinhas distribuídas?

João (__6___) Marcos (___7__) Felipe(___9___) Gustavo(__5___) Pedro(___8___)

Total:______35______

a)Se Gustavo tivesse mais uma figurinha, ficaria com o mesmo número de figurinhas que João;
b)Pedro ganhou 3 dezenas mais 2 figurinhas e dividiu por 4;
c)Marcos ganhou 5 dezenas menos 1 figurinha e dividiu por 7;
d)João ganhou 4 dezenas mais 2 figurinhas e dividiu por 7;
e)Felipe ganhou 1 dúzia e meia de figurinhas e dividiu por 2;


Desafio das pizzas

 
Cinco amigos foram a um rodízio de pizza. Descubra quantas fatias cada um comeu, seguindo as dicas:

João(__12__) Lucas(__16__) Pedro(__9__) Breno(__15__)Rafael(__6__)

a) João comeu 1/3 a mais que Pedro;
b) Lucas comeu 2/3 do dobro de João;
c) Pedro comeu 3/5 do que Breno comeu;
d) Breno comeu 1/4 de 60 fatias;
e) Rafael comeu 1/2 de João;



Atividades:


Tabuadas Variadas:













Diversos Conceitos:


























































Atividades 
 Marque a alternativa certa.
1- O total da adição entre 34 066 e 86 987 é:
a- 181 054
b- 161 068
c- 121 053
d- 131 073

2- Subtraindo
18 036 de 305 000, obtemos:
a- 275 964
b- 283 864
c- 273 864
d- 286 964

3- O resultado de 24 X 7348 é:
a- 176 352
b- 186 352
c- 156 452
d- 196 252

4- O resultado da divisão de 1716 por 33 é:
a- 42
b- 32
c- 82
d- 52

5- A soma dos números 15.639 e 25.784 é de:
a) 40.777
b) 41.423
c) 41.767
d) 40.674

6- A multiplicação dos números  1.256 e 48 é de:
a-  60.241
b-  60.240
c- 60.125
d- 60.288












Sistema de Numeração - atividades

Observe a tabela e complete corretamente:
1 - a) O número que está na tabela é ____________________________________.
b) Esse número escreve-se assim: _________________________________________
c) Ele possui ________ classes e_______ ordens.
d) O número 7 ocupa a ___________ ordem que é a __________________________________.
e) O número 3 ocupa a ______________ ordem que é a ____________________________.
f) O número 5 está na _____________ classe.
g) O número 9 está na _____________ classe.
h) O valor relativo do número 4 é _____________.

2 - a) O número que está na tabela é ____________________________________.
b) Esse número escreve-se assim: _________________________________________
c) Ele possui ________ classes e_______ ordens.
d) O número 3 ocupa a ___________ ordem que é
a _________________________________.
e) O número 8 ocupa a ______________ ordem que é a ____________________________.
f) O número 5 está na _____________ classe.
g) O número 2 está na _____________ classe.
h) O valor relativo do número 5 é _____________.

3 - a) O número que está na tabela é ____________________________________.
b) Esse número escreve-se assim: _________________________________________
c) Ele possui ________ classes e_______ ordens.
d) O número 3 ocupa a ___________ ordem que é
a _________________________________.
e) O número 7 ocupa a ______________ ordem que é a ____________________________.
f) O número 5 está na _____________ classe.
g) O número 2 está na _____________ classe.
h) O valor relativo do número 5 é _____________.

4 - a) O número que está na tabela é ____________________________________.
b) Esse número escreve-se assim: _________________________________________
c) Ele possui ________ classes e_______ ordens.
d) O número 6 ocupa a ___________ ordem que é a _________________________________.
e) O número 4 ocupa a ______________ ordem que é a ____________________________.
f) O número 2 está na _____________ classe.
g) O número 7 está na _____________ classe.
h) O valor relativo do número 5 é _____________.

G ou J


Atividades Matemáticas
  

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 O PULO DO GATO

A raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela sabia como todo mundo sabe, que o gato é o maior mestre pulador e nem adiantava tentar agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se safava. Decidiu então a raposa usar da esperteza. Chegou-se para o gato e propôs a paz:
- Chega de correr atrás um do outro, mestre gato. Vamos agora viver em paz!
- Não é bem assim, comadre raposa - corrigiu o gato. - Não é um que corre atrás do outro, é uma que corre atrás do outro, é a "uma", que é a senhora, que corre atrás do "outro", que sou eu...
- Bom, de qualquer forma, vamos fazer as pazes, amigo gato. Como o senhor é mestre em pulos, proponho que, para celebrar nosso acordo de amizade, o senhor me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora como o senhor. Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou!
O gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia. A raposa era aluna dedicada e o gato ótimo professor. Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, a cambalhota simples, a cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o gato. Decidiu então que já era chegada a hora de colocar em prática seu plano sinistro. No começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado! E o gato? Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por ele, indo esborrachar-se num toco de aroeira. Ainda tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou:
- Mas mestre gato, esse pulo o senhor não me ensinou!
-Não ensinei, nem ensino! Esse é o segredo que me salva de malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!

BANDEIRA, Pedro. Nova Escola, nº48.


Interpretação
1-“com um salto de banda, o danado sempre se safava.”

A palavra abaixo que tem o mesmo significado da expressão sublinhada é:
A( ) exibia
B( ) livrava.
C( ) prejudicava.
D( ) esborrachava.


2- De acordo com o texto, a raposa fez ao gato a seguinte proposta:
A( ) viver em paz.
B( ) brigar para sempre.
C( ) dividir os filés de rato.
D( ) viver cada um no seu canto.


3- O texto mostra que tanto a raposa, quanto o rato sempre demonstraram ser:
A( ) lentos.
B( ) amigos.
C( ) espertos.
D( ) medrosos.


4- A raposa tornou-se aluna do gato para:
A( ) distrair-se com ele.
B( ) fazer as pazes com ele.
C( ) brincar, pois se sentia sozinho.
D( ) conseguir uma chance de devora-lo.


5- O plano da raposa fracassou porque ela:
A( ) confiou demais em sua esperteza.
B( ) era uma aluna desatenciosa.
C( ) errou os pulos ensinados.
D( ) agiu sem pensar.





6 comentários:

  1. pode me mostrar a resposta,porque eu tenho que saber esta vai ser a materia do alunos do 4ano d

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  2. Você poderia me dar as respostas do Desafios ?

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  3. Olá
    Gostaria de saber qual a fonte das atividades coloridas (Mesa, trem..) pARECEM SER DE UM LIVRO DIDÁTICO. Qyal seria???

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