Gramática


1. Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo.
Talvez ela viaje - advérbio de dúvida
a)  Não irei ao passeio.                   _______________________________________
b)   Gosto de quem fala bem.               _______________________________________
c)   Sim, posso ir com você.               _______________________________________
d)   Amanhã levarei os livras.             _______________________________________
e)   Vi um ninho na árvore.            _______________________________________
f)   Chegamos muito tarde para a aula.    _______________________________________
g)   Ela não sabe como perdeu.             _______________________________________
h)   Gostaria de esperar um pouco?.       _______________________________________
i)   Perto deles, todos ficam em paz.       _______________________________________
j)    Olhei calmamente a paisagem.          _______________________________________
k)   Nunca mais nos veremos.              _______________________________________
2.  Complete as frases com os advérbios pedidos entre parênteses.
a) As meninas cantaram    ___________________________.. (advérbio de modo)
b) ___________________________ , lemos um trecho sobre o pantanal. (advérbio de tempo)
c) O menino ____________________ sabe como perdeu o dinheiro. (advérbio de negação)
d) Voltaram ___________________________ tarde. (advérbio de intensidade)
e)  ___________________________ vovô não queira vir. (advérbio de dúvida)
f)  Eles estavam ___________________________ agitados. (advérbio de intensidade)
g) Elas voltaram ___________________________ para o colégio. (advérbio de modo)
h) ___________________________ eu lhe telefonarei. (advérbio de tempo)
i)  Bete estava ___________________________ da praia. (advérbio de lugar)
j)  ______________________ nós falaremos amanhã (advérbio de afirmação)
k) Eles ______________________ querem ir para o shopping. (advérbio de negação)
3.  Destaque os advérbios e classifique-os. Observe o modelo.
Juliana morava muito longe da minha casa.
muito - advérbio de intensidade
longe - advérbio de lugar
a)  Provavelmente as crianças estão passando bem.
b)   Amanhã eles irão lá no zoológico.
c)   Mandaram-na aqui para estudar.
d)   Certamente tu foste o primeiro classificado.
4.  Complete com advérbios de lugar.
a)    Vou estudar ___________________________ daquela árvore.
b)    Carolina chegou ___________________________ com Nino.
c)    Eliane mora ___________________________ do clube.
d)    Hoje brinquei ___________________________ do parque.
5.  Complete com advérbios de tempo.
a)  Fui ___________________________ ao parque.
b)   Cheguei ___________________________ no aniversário.
c)   O ônibus chegou atrasado ___________________________ .
d)   ___________________________ é tarde para mudar.
6.  Retire do bilhete abaixo, os advérbios que correspondem às classificações.
Oi Murilo!
Já recebeu o convite da festa da Juliana? Ela disse que vai ser muito legal! A turma toda vai estar lá.Será que eu poderia ir junto com você? A minha mãe não vai poder me levar. Ela disse que vai falar com sua mãe amanhã na saída do colégio.
Falô cara.
Até,
Pedrinho.
a)  Advérbios de tempo           ___________________________________________
b)   Advérbios de intensidade     ___________________________________________
c)   Advérbios de negação        ___________________________________________
d)   Advérbios de lugar           ___________________________________________






































 






































Atividade - Verbo (modo)

Atividade - Preposições e Contrações


Respostas:

Gramática - Atividades

1- Pinte a sílaba tônica das palavras:

pulmão – vírus – pasteurização – amável – tórax – copie – livro – caderno – caneta – borracha

2- Complete:

a) Classificamos como monossílaba as palavras com _____sílaba.
b) Classificamos como dissílaba as palavras com _____sílabas.
c) Classificamos como trissílaba as palavras com _____sílabas.
d) Classificamos como polissílaba as palavras com _____sílabas ou mais.

3- Separe as sílabas das seguintes palavras e classifique-as como: oxítona, paroxítona ou proparoxítona.
Também ___________________________________________________________________
Clássicos ___________________________________________________________________
Quarteirão __________________________________________________________________
Grandão ___________________________________________________________________
Opinião ____________________________________________________________________

4- Escolha 4 adjetivos para cada substantivo:

Pés ________________________________________________________________________
Boca_______________________________________________________________________
Cabelos ____________________________________________________________________
Mãos ______________________________________________________________________

5- Complete com MAU ou MAL:

a) Aqueles atletas jogam muito ______________
b) O velho velhaco dava _________ exemplo ao seu neto Candinho.
c) Fiz um _________ negócio.
d) Hoje o dia foi ________ aproveitado!

6- Complete as frases utilizando ( ? __ : ! )

a) A menina gritou bem alto
Eu quero a minha mãe

b) A torcida gritava enlouquecida
Queremos GOLLLLLL

c) O jovem perguntou a sua amada
Meu amor, você quer se casar comigo

d) O mecânico deu a triste notícia
Meu senhor, o motor do seu carro fundiu