O resultado é bem próximo ao da bússola e dá para se ter uma noção da direção a tomar...

"Educar é um ato de amor, e para educar crianças é necessário, sobretudo, amá-las profundamente..." (Paulo Freire)
quinta-feira, 6 de março de 2014
quarta-feira, 5 de março de 2014
terça-feira, 4 de março de 2014
terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
Atividade: Rosa dos ventos
Geografia
Com o auxílio do mapa Mundi e a rosa dos ventos, complete:
1. País africano que fica a Leste de Goiânia, com 8 letras: ____ ____ ___ ____ ____ ____ ____ ____
(ZIMBABUE)
2. País norte americano que fica ao Norte de São Paulo, com 5 letras: ___ ___ ___ ___ ___
(NUTAK)
3. Estado brasileiro, que fica a Oeste de Dongara (Austrália). 6 letras: ___ ___ ___ ___ ___ ___
(PARANÁ)
4. País africano que fica ao Sul de Turquia, com 6 letras: ___ ___ ___ ___ ___ ___
(ZÂMBIA)
5. País asiático que fica a leste da Espanha, com 5 letras: ___ ___ ___ ___ ___ ___
(JAPÃO)
Obs: Dê uma dica para as crianças, como por exemplo falando a última, a terceira ou a primeira letra sem ser muito óbvia.
domingo, 23 de fevereiro de 2014
I feel good...
Vamos aprender mais uma música, galerinha???
Whooooau!
I feel good, I knew that I would now
I feel good, I knew that I would now
So good, so good, I got you
I feel nice, like sugar and spice
I feel nice, like sugar and spice
So nice, so nice, I got you
When I hold you, in my arms
I know that I can't do no wrong
And when I hold you in my arms
My love won't do you no harm!!
I feel good, I knew that I would now
I feel good, I knew that I would now
So good, so good, I got you
I feel nice, like sugar and spice
I feel nice, like sugar and spice
So nice, so nice, I got you
When I hold you, in my arms
I know that I can't do no wrong
and when I hold you in my arms
My love can't do me no harm!!
I feel good..
I feel good, I knew that I would now
So good, so good, I got you
So good, so good, I got you
So good, so good, I got you
I feel good, I knew that I would now
I feel good, I knew that I would now
So good, so good, I got you
I feel nice, like sugar and spice
I feel nice, like sugar and spice
So nice, so nice, I got you
When I hold you, in my arms
I know that I can't do no wrong
And when I hold you in my arms
My love won't do you no harm!!
I feel good, I knew that I would now
I feel good, I knew that I would now
So good, so good, I got you
I feel nice, like sugar and spice
I feel nice, like sugar and spice
So nice, so nice, I got you
When I hold you, in my arms
I know that I can't do no wrong
and when I hold you in my arms
My love can't do me no harm!!
I feel good..
I feel good, I knew that I would now
So good, so good, I got you
So good, so good, I got you
So good, so good, I got you
Vamos cantar?
The lion sleeps tonight
In the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight
In the jungle, the quiet jungle, the lion sleeps tonight
Near the village, the peaceful village, the lion sleeps tonight
Near the village, the quiet village, the lion sleeps tonight
Hush my darling, don't fear my darling, the lion sleeps tonight
Hush my darling, don't fear my darling, the lion sleeps tonight
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
Diário de um banana
Diário de um banana
“Diário
de um banana”
Na sua
opinião, por que Greg não quer mais que Rowley diga “brincar”?
______________________________________________________________
Por que
você acha que Rowley não está contribuindo para a boa imagem de Greg?
Com base
no caso contado por Greg, como o leitor desse diário pode imaginar o relacionamento
entre os dois irmãos?
________________________________________________________________
O que
você pode aprender com as atitudes de Greg na escola?
______________________________________________________________________
Como você
avalia o comportamento de Rowley na escola e como amigo de Greg?
_______________________________________________________________________
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
Reaproveitando...
Quem não gosta desses salgadinhos? E as latinhas... São tão lindas!
Resolvi reaproveitá-las e transformaram-se em um ótimo lugar para eu guardar meus sabonetinhos.
Encapei-as com papel contact.
ADOREI!!!
segunda-feira, 6 de janeiro de 2014
domingo, 5 de janeiro de 2014
Brincadeiras para gincanas
1) CORRIDA DA VASSOURA
Corre um representante de cada equipe nessa corrida só de ida. O objetivo é equilibrar uma vassoura na palma da mão enquanto correm. Se a vassoura cair antes da linha de chegada, o corredor volta ao início e começa tudo outra vez. Ganha quem cumprir a tarefa corretamente primeiro.
2) CORRIDA DE BRAÇO
Correm dois representantes de cada equipe. Serão feitos no chão dois riscos, cada um a exatos 2 metros de cada participante. Os participantes se apoiam um no ombro do outro, com os braços. O objetivo é empurrar o adversário e fazer com que ele ultrapasse o seu risco. Quem conseguir isso primeiro, vence a prova.
3) CORRIDA DOS SENTADOS
Corrida de ida e volta onde os participantes correm sentados e não podem usar as mãos pra nada. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas, ou seja, não pode virar. Ganha quem voltar primeiro.
4) CORRIDA DE CADARÇOS
Corrida de duplas, de ida e volta, onde os participantes correm com os cadarços amarrados. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas. Não pode virar. Se cair, levanta e continua. Ganha quem voltar primeiro.
5) APERTO
Jogam duas equipes. Cada equipe deverá ficar em um retângulo riscado no chão. O Objetivo é fazer com que todos permaneçam nesse espaço por 30 segundos. Após esse tempo, a equipe que conseguiu deverá reduzir o espaço da outra, que terá menos espaço para colocar seus componentes. E assim o jogo prossegue até o retângulo ficar tão pequeno a ponto de ser impossível manter as pessoas lá, dando a vitória para a outra equipe.
6) GUERRA DE PAPEL
Jogam duas equipes em dois campos distintos, separados por um espaço. Cada equipe terá à sua disposição dezenas de bolinhas de papel. Elas começarão a jogar essas bolas de papel no campo adversário, que deverá fazer o mesmo. O Objetivo é tirar as bolinhas de papel do seu campo e jogar no adversário. No fim do tempo, o mestre faz a contagem. A equipe que tiver menos papel em seu campo é a vencedora.
7) TÚNEL
Jogam duas equipes com número de participantes iguais. Cada equipe formará um túnel, onde os participantes ficam um atrás do outro com as pernas abertas. É uma espécie de corrida. No "Já" do mestre, o último de cada fila deve passar por debaixo do túnel e ir para a frente. Depois, o último faz a mesma coisa. Desse jeito, o túnel de pessoas irá se distanciando para frente cada vez mais. Ganha o túnel que passar todos os componentes primeiro.
11) VASSOBOL
Dois rivais disputam para colocar a bola no gol adversário através de uma vassoura. Ganha quem fizer mais gols.
13) PÉ COM PÉ
Corrida de duplas de ida e volta onde um participante sobe no pé do parceiro. Ganha quem chegar primeiro.
14) TOCA
Desenham-se várias tocas (círculos) em um espaço amplo. O número de tocas deve ser sempre um a menos do que o número de jogadores. Bem distante do terreno onde as tocas estão, os participantes, todos de mãos dadas, em roda, estarão rodando ao som de uma música animada. Quando a música parar, todos devem soltar as mãos, correr e sentar em uma toca. Quem não conseguir, é eliminado e apaga-se uma toca. Ganha quem sentar na última toca.
17) CORRIDA DE CADEIRAS
Corrida de trios. Cada trio é composto por duas pessoas que unem os braços e formam uma cadeira e um rei que irá subir na cadeira (união de braços). O objetivo é correr e descer o rei na linha de chegada. O trio que conseguir isso primeiro vence.
18) ESTOURA-BEXIGA
Todos participam. Cada jogador terá uma bexiga amarrada em seu tornozelo. O objetivo é estourar a bexiga dos adversários e proteger a sua. Ganha o último que ficar com a bexiga intacta.
20) ARTILHARIA
Dois times em dois campos separados por uma linha. No final de cada campo, é colocada uma garrafa peti. Uma pessoa de cada equipe tenta jogar a bola e derrubar a garrafa do adversário. A equipe que derrubar a garrafa deverá erguê-la novamente, mas se protegendo da outra, que agora tem autonomia para balear. Quem for baleado não pode erguer a garrafa. Se a equipe conseguir reerguer a garrafa antes de todos serem baleados, ela ganha. Mas se todos forem baleados e a garrafa continuar no chão, a outra equipe ganha.
24) ARREMESSO DE BAMBOLÊ
Tipo arremesso de argolas, mas com bambolê. Uma pessoa será a vítima e ficará a 5 metros dos jogadores. Faz 1 ponto quem conseguir encaixar o bambolê na pessoa primeiro. Ganha quem tiver mais pontos.
28) GOLFE
Jogam dois representantes de cada equipe. Cada participante terá um taco (qualquer pedaço de madeira comprido) e terá direito a uma tacada por vez. O participante que conseguir colocar a bola no buraco primeiro vence a partida.
32) CESTINHA
Jogam duas equipes e dois ajudantes. A brincadeira funciona como um jogo de basquete, mas só há uma cesta, que na verdade são duas pessoas, de braços dados e abertos. Quem fizer uma cesta, escolhe alguém da dupla para substituí-lo na equipe e ele será a nova metade da cesta. A equipe que fizer mais cestas, vence a partida.
33) PAR OU IMPAR
Jogam um representante de cada equipe. Os participantes deverão pular sobre um passeio de cerâmica conforme vão ganhando. É assim: os jogadores escolhem par ou impar uma única vez e vão jogando várias vezes. Quem ganhar avança uma casa (uma cerâmica). Quem perder fica onde está. E por aí vai até alguém chegar na última casa.
36) NUMEROBOL
Jogam duas equipes (cada uma em seu campo). Os participantes ficam sentados paralelamente às linhas laterais da quadra formando uma fileira, divididas em 2 equipes de número de integrantes igual. Cada jogador será numerado, na ordem da fileira, de 1 até 10, por exemplo. O mesmo para a outra equipe. No centro haverá uma bola e ao sinal do monitor, que gritará um número, por exemplo, 7, os dois jogadores (uma de cada equipe) que corresponderem ao número falado, devem sair da fileira e ambas tentarão fazer uma cesta. Vale roubar a bola na marra.
39) SINCRONISMO
Jogo de duplas. Brinca uma dupla de cada vez. Os participantes segurarão as extremidades de uma folha de jornal. O mestre irá dinamizar as ações a serem cumpridas pelas duplas (correr, saltar, girar etc.) sem que se rasgue o jornal. A dupla que ficar mais tempo com o jornal sem rasgar vence a prova.
Fonte: http://www.portaldafamilia.org/sclazer/jogos/gincana1.shtml
CORRIDA DO MILHO:
Traçam-se duas linhas paralelas e distantes.
Atrás de uma das linhas, coloca-se uma bacia com grãos de milho.
Atrás da outra linha, os participantes são reunidos aos pares, um deles segura uma colher e o outro um copo descartável.
Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia. Enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada. Lá chegando, colocam o milho no copo que seu companheiro segura. Vence a dupla que primeiro encher o copinho com milho.
CORRIDA DO OVO:
Marca-se um local de partida e outro de chegada.
Cada corredor deve segurar com uma das mãos (ou a boca) uma colher com um ovo cozido em cima.
Vence
quem chegar primeiro ao local de chegada, sem derrubar o ovo. Se quiser
variar, substitua o ovo cozido por batata ou limão.
CORRIDA DO SACI OU DOS SAPATOS:
Traçam-se duas linhas paralelas e distantes.
Na primeira linha, os corredores tiram os sapatos, que são levados para trás da outra linha, onde são misturados.
Dado
o sinal, eles devem sair pulando com o pé esquerdo até a outra linha.
Depois de calçar seus sapatos, devem retornar, pulando com o pé direito.
Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, estando calçado de modo
correto.
CORRIDA DOS PÉS AMARRADOS:
Marca-se um local de partida e outro de chegada.
Os participantes reunidos em duplas. Com uma fita, o tornozelo direito de um é amarrado ao tornozelo esquerdo de seu par.
Dado o sinal, as duplas participantes devem correr até a chegada.
Marca-se um local de partida e outro de chegada.
Vence a dupla que chegar primeiro.
DANÇA DA LARANJA:
Formam-se alguns casais para a dança.
Uma laranja é colocada entre as testas de cada par.
Os casais devem dançar, sem tocar na laranja com as mãos.
Se a laranja cair no chão, o casal é desclassificado.
A música prossegue até que fique só um casal.
Fonte: http://profecarminha.blogspot.com.br/2012/08/sugestoes-de-tarefas-para-gincana-na.html
Corrida com bola entre as pernas:
Formam-se filas e as crianças devem colocar uma bola entre as pernas e correr até uma linha demarcada (vai e volta). Quem deixar a bola cair volta do início. Vence a fila que terminar primeiro o trajeto com todos os seus participantes.
Corrida com bola entre as pernas:
Formam-se filas e as crianças devem colocar uma bola entre as pernas e correr até uma linha demarcada (vai e volta). Quem deixar a bola cair volta do início. Vence a fila que terminar primeiro o trajeto com todos os seus participantes.
E tudo se transforma...
Férias, boas ideias, tempo sobrando e vamos colocando em prática nossos pequenos projetos.
Essa semana eu decorei uma embalagem de tinta que ganhei de uma amiga minha.
Olha só como ficou linda...
Essa semana eu decorei uma embalagem de tinta que ganhei de uma amiga minha.
Olha só como ficou linda...
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