terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água - 22 Março


O  Dia  Mundial  da  Água  é  comemorado anualmente em 22 de Março, como forma de concentrar a atenção sobre a importância da água doce e seu manejo sustentável. A Assembleia Geral da ONU nomeou o primeiro dia da água em 1993 e, desde então, cada ano é abordado um tema preocupante a ser debatido.
Em 2011, o tema escolhido para a campanha é “Água para as cidades – respondendo ao desafio urbano”.  O objetivo é chamar a atenção dos governos, organizações e comunidades para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as mudanças climáticas que trouxeram catástrofes naturais em sistemas urbanos de água.

Como seria viver em um mundo sem água?

... Um dia acordei de manhã, estava com sede, abri a torneira e vi que não havia uma gota de água. Meus lábios estavam ressecados, precisava de água. Perguntei ao vizinho se havia água na casa dele, ele disse que não.
Então decidi ir à praia, chegando lá vi que o “mar” estava seco, havia animais mortos.Parecia um deserto.Nem desalinizar a água podíamos mais. Decidi ir ao rio, não havia água, não havia água em nenhum lugar; rios, cachoeiras, mares, torneiras... me perguntei:por que isto estava acontecendo. O mundo parecia ter acabado. Todos estavam com sede, queríamos ver pelo menos umas gotas de água.
Onde será que estão aqueles milhões de protozoários que se multiplicam em uma gota d'água? Naquele sol escaldante daquele dia... Parecia que o sol, aquela bola de fogo, havia secado tudo.
Ouvi uma coisa “PLINC”, estava começando a chover.
Viva! Mares, rios, cachoeira estavam se enchendo de novo.
Só então percebi como a água é importante para a vida. Sem a água não podemos viver.
 
 
O acesso à água potável ainda é um desafio diário para grande parte das populações do mundo

Apesar das inúmeras fontes naturais de água no mundo - rios e lagos, em geleiras e aquíferos, chuva e neve - a quantidade de água que diferentes países conseguem extrair para fornecer a seus cidadãos varia bastante.
Um estudo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) identificou países em que a demanda por água excede a oferta natural do recurso. Segundo a organização, os países onde isso acontece fazem maior pressão sobre as fontes de água doce.
No topo da lista dos que mais utilizam o recurso está a península árabe, onde a demanda por água doce excede em 500% a disponibilidade na região.
Isso significa custos adicionais para que a água seja trazida de fora - por caminhões pipa ou aquedutos, ou através da dessalinização.
Países como o Paquistão, o Uzbequistão e o Tadjiquistão também estão muito próximos de utilizar 100% de sua oferta de água doce, assim como o Irã, que usa 70% de seus recursos hídricos.
Ampliar imagemDe acordo com os dados da FAO, o norte da África é outra área sob pressão, em que a Líbia e o Egito particularmente são afetados. A região possui somente metade da água doce que os países consomem.
Mas, a maior pressão sobre as fontes de água doce não está necessariamente nos lugares mais secos, mas nas regiões com o maior percentual da população global.
O sul da Ásia, por exemplo, consome quase 57% de sua água doce, mas abriga quase um terço da população mundial.
Situação que alterem a distribuição de água nessa região - causadas por mudanças climáticas, pelo aumento do número de terras irrigadas ou pelo aumento do uso geral de água, ameaçam a vida de bilhões.
No leste da Ásia o consumo proporcional é menor - os países da região usam em média apenas 20% das suas reservas hídricas. No entanto, um terço da população do mundo vive ali.
O Brasil consome 0,72% da sua água doce renovável ou 331,48 metros cúbicos por habitante a cada ano, segundo a FAO. No entanto, 0,4% são exclusivos para a agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário