terça-feira, 30 de agosto de 2011

Como funciona o Pluviômetro?


Quem procurar pela palavra no dicionário saberá logo o que significa: ( pluvio = nuvem carregada de chuva) + ( metro = medida). Portanto, o pluviômetro é isso mesmo: um medidor de chuva.

O aparelho é bem simples: um cilindro com um funil acoplado. Quando o tempo fecha, com nuvens carregadas, os meteorologistas – profissionais que estudam os fenômenos atmosféricos, como as chuvas – utilizam o pluviômetro para coletar a água que vem do céu.

Depois de certo tempo de exposição, a água que está lá dentro é transferida para outra garrafa, uma que contenha graduação, como uma régua. Assim, pode-se saber o volume de chuva que caiu em um determinado período de tempo. Por exemplo: dois milímetros cúbicos (unidade de volume) em uma hora.

E para que serve medir a chuva? Para muitos fins. Os meteorologistas, por exemplo, utilizam o aparelho para conhecer as variações do tempo e do clima. Com essas medidas, eles estudam as razões do aumento e da diminuição das águas das chuvas e como essa variação pode trazer benefícios ou alertas para a sociedade.

Já na agricultura, saber a quantidade de chuva que cairá em certo período é fundamental para ter uma noção de como será a colheita. E os próprios agricultores podem medir a chuva que cai em sua região e saber quando é a melhor época para semear.

E não é só a chuva que pode ser medida com o auxílio do pluviômetro. Outras precipitações, como granizo e neve também podem, mas de um jeito um pouco diferente. O granizo é coletado da mesma maneira, porém só é medido quando derrete e se transforma em água. Já a neve precisa de um pluviômetro que contenha um mecanismo de aquecimento para derretê-la. Além disso, ela é mais difícil de ser coletada por ser muito leve e nem sempre cair na direção em que o cilindro é colocado.

Existem outros tipos de pluviômetros, com formas diferentes de coleta da água, mas o instrumento em forma de cilindro é o mais utilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário