terça-feira, 18 de outubro de 2011

O verão "começa" em Ubatuba.


Na Praça Trópico de Capricórnio foi construído um monumento para marcar exatamente o local onde passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio (Latitude Sul 23°26'22"). A praça fica localizada ao lado da pista de skate, na Avenida 9 de julho, em frente ao aeroporto.


O fato de o Trópico de Capricórnio cruzar Ubatuba faz com que receba os primeiros raios de sol do verão, o que é um diferencial e por isso diz-se que "o verão começa em Ubatuba".

Se procedêssemos como os antigos, que ficavam espiando o movimento do Sol com relação à sua posição na Terra, aqui em Ubatuba notaríamos que no dia 22 de dezembro de cada ano o Sol sempre estaria a pino sobre nossas cabeças, data esta que se chama Solstício de Verão, e também que no dia 22 de junho (Solstício de Inverno), o Sol apresentaria sempre sua posição mais baixa em relação ao horizonte.

Eu tinha que tirar uma foto lá... rsrs

Isso significa que, não só em Ubatuba, mas em toda a linha dos trópicos, apenas em um dia no ano e, para ser mais exato, apenas por um instante, teremos o Sol exatamente a pino. A linha do trópico é, pois, o lugar geométrico da Terra onde este fenômeno ocorre apenas uma vez por ano. Na linha do Trópico de Capricórnio inteira não se encontra nenhuma outra cidade litorânea nas mesmas condições de Ubatuba, geograficamente falando.

O círculo preto mostra o local do Monumento.

Um comentário:

  1. veja o blog do evento que promovo comemorativo ao início do verão em Ubatuba - http://www.diadosolubatuba.blogspot.com (Dia do Sol)

    ResponderExcluir