sexta-feira, 12 de outubro de 2012

12 de Outubro de 1822 - A primeira grande festa cívica do Brasil independente!


"O dia 12 de outubro de 1822, data da aclamação do imperador Pedro I, amanheceu nublado e chuvoso no Rio de Janeiro. Mas nem a chuva nem as rajadas de vento conseguiram atrapalhar a grande primeira festacívica do Brasil independente. Logo ao alvorecer, a cidade foi acordada por uma ensurdecedora salva de canhões disparada das fortalezas situadas na entrada da baía de Guanabara e dos navios de guerra ancorados no porto. Às nove horas chegaram ao Campo de Santana -hoje também denominado Praça da República - duas brigadas do exército [...].
Os moradores colocaram suas melhores roupas e saíram às janelas para ver o espetáculo. "Senhoras que, pela elegância de seus vestidos, em que sobressaíam as cores verde e amarela e riqueza de enfeites, ofereciam uma cena capaz de despertar sentimentos de alvoroçona alma mais tíbia", descreveu o jornal O Espelho."

Gomes, laurentino - 1822: Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil, um país que tinha tudo para dar errado. Páginas 209 e 210.

190 anos se passaram... E parabéns a nós brasileiros que conquistamos nossa independência através de tantas lutas, guerras e sangue derramados dos verdadeiros heróis da independência.

Um comentário:

  1. Oi amiga...que fato interessante e quase não perceptível por nós, nas nossas datas comemorativas.Parabéns pela postagem e desejo um feliz e abençoado feriado de dia das Crianças e do Professor.
    Bjos e tudo de bom.
    www.rosangelaprendizagem.blogspot.com
    www.rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com

    ResponderExcluir