sábado, 27 de outubro de 2012

Homenageando a escritora Maria do Carmo

Esse foi um projeto pensado com muito carinho e desenvolvido com interesse, curiosidade e amor!

Para as crianças, o escritor dos livros, os ilustradores muitas vezes são pessoas bem distante de suas realidades. Pensando nisso, homenageamos uma escritora de nossa cidade.

Vamos conhecê-la?




Maria do Carmo Alves de Souza é pedagoga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso e especialista em Educação Ambiental. É professora das séries iniciais do sistema Público de Ensino do Estado de Mato Grosso, em Matupá. Tem oito histórias publicadas na área de Educação Ambiental, destinadas ao público infanto-juvenil, com objetivo de despertar a consciência ecológica no mundo.



O Emigrante - Este livro trata a questão da devastação das florestas, da derrubada e queimada, da perca da biodiversidade e poluição do ar, da extinção das espécies da fauna e da flora.

O Rio - O livro trata de um tema ecológico muito discutido atualmente, a poluição dos rios. O percurso do rio é descrito no livro desde onde ele nasce. Nos grandes centros urbanos, ele é maltratado e destruído pelo homem.

Covardia - O livro fala do respeito e do amor aos animais.




Amarelinhos - Fala da solidariedade, da união e do trabalho em equipe. Conta a história de dois pintinhos que se perderam na beira de um córrego atrás de uma borboleta. No decorrer da história eles vivem muitas aventuras.
Rio de Sonhos - O livro conta a história de um menino que morava nas proximidades de um rio onde havia uma linda cachoeira que foi utilizada pelo homem na construção de uma hidrelétrica, modificando a paisagem e causando impactos ambientais irreversíveis.
Uma Chance Para Margarida - Este livro conta a história de uma plantinha que nasceu apertada, próximo ao canto do muro e atrás de um mamoeiro. Ao longo da história ela sonha sair dali, porém só consegue quando ela floresce, pois ela é na verdade uma margaridinha cor-de-rosa.


A Árvore e a Cidade - É a história de uma árvore que como tantas outras foram sufocadas pela cidade.
João Ninguém - Esta história fala do preconceito quanto às deficiências físicas, a discriminação social, da inclusão das pessoas portadoras de deficiências nas escolas e da importância da família na estruturação do futuro dos filhos.

3 comentários:

  1. Você faz parte da minha comemoração de 100 membros do blog Cantinho da Ione, tem um selinho lá esperando por você!
    http://gospelcantinhodaione.blogspot.com.br/2012/10/comemorando-100-membros.html
    Fique com Deus!!!
    Ione Viana

    ResponderExcluir
  2. KÁTHIA, SEU BLOG É DEMAIS! EM TEMPO... FIZ A FESTINHA DE ANIVERSÁRIO DO MEU FILHO COM OS BACKARDIGANS FEITOS A PARTIR DOS MOLDES QUE VC POSTOU. FICOU TUDO LINDO! LOGO POSTAREI AS FOTOS! OBRIGADA MAIS UMA VEZ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Simone... vc é um doce!
      Quero ver como ficou... Estou curiosa!!! Beijos...

      Excluir