quarta-feira, 24 de abril de 2013



Sugestões de leitura que ajudam adultos a driblar embaraço para falar de sexo com as crianças


A seguir confira títulos recomendados pela diretora do Instituto Kaplan:

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Mamãe, Como Eu Nasci?

Autor: Marcos Ribeiro
Editora: Salamandra

Destinado a crianças entre sete e dez anos, a obra, em uma linguagem clara e didática, trata das principais diferenças físicas entre meninos e meninas, masturbação, relação sexual, prazer, fecundação, gravidez, desenvolvimento do bebê e parto.
2. De Onde Viemos?

Autor: Peter Mayle e Arthur Robins
Editora: Zastras

Best seller da educação sexual infantil, lançado na década de 1970, chegou a vender mais de dois milhões de exemplares. Indicado para crianças entre quatro e seis anos, a obra foi pioneira em explicar as diferenças entre os corpos de homens e mulheres e o desenvolvimento dos bebês sem usar ideias fantasiosas.

3. De Onde Venho?

Autores: Bernard This e Claude Morand
Editora: Scipione

O livro se propõe a explicar de onde vêm os bebês para crianças de três a cinco anos sem fantasia. Diz um trecho da obra: "Não se compra um bebê numa loja (como se compra um gatinho, um canário, um peixinho vermelho). Um bebê não brota de uma rosa no jardim. Um bebê também não vem voando no bico de uma cegonha (...)."
4. Sexo Não É Bicho-Papão

Autor: Marcos Ribeiro
Editora: Zit Editora

Voltado para crianças a partir de cinco anos, o livro apresenta as principais curiosidades que as crianças têm sobre seu corpo e sexualidade. A obra tem espaço para o pequeno leitor escrever suas opiniões e pintar. Vem ainda com um CD com músicas e um guia para ajudar pais e professores a utilizá-lo.
 
5. As Crianças Querem Saber... E agora?

Autores: Moacir Costa, Maria das Graças F. Augusto e Sandra M. Paladino
Editora: Casa do Psicólogo

Livro escrito por especialistas em sexualidade humana para crianças de três a oito anos. A obra propõe caminhos para pais e professores saciarem a curiosidade das crianças sobre sexualidade de maneira clara.
 
6. O Planeta Eu - Conversando sobre Sexo

Autora: Liliana Iacocca
Editora: Ática

Dois pré-adolescentes recorrem a seus pais, amigos e livros para entender o que é uma relação sexual, as diferenças entre os aparelhos reprodutores masculino e feminino, o processo da gestação, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros assuntos. O interessante é que cada uma das fontes vai responder à sua maneira a inquietação dos jovens. Indicado a partir de seis anos..
                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário