quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Mato Grosso na Proclamação da República

Fonte: http://laurentinogomes.com.br/blog/ 

Em 1889, Mato Grosso era uma província isolada e distante dos centros de decisão do império brasileiro. Como ainda não havia estradas, ferrovias ou qualquer outro meio de comunicação por terra, a viagem do Rio de Janeiro a Cuiabá era feita de navio pela Bacia do Prata, com escalas em Buenos Aires e Assunção. Apesar disso, Mato Grosso teve uma participação importante nos acontecimentos que levaram à Proclamação da República.
O principal protagonista dessa grande transformação na história brasileira, o marechal alagoano Deodoro da Fonseca serviu ao exército duas vezes no Mato Grosso. A primeira foi ainda com a patente de capitão em 1858, cinco anos antes do início da Guerra do Paraguai. Em Cuiabá, Deodoro casou-se em 1860 com Mariana Cecília de Sousa Meireles, órfã de um capitão do exército e um ano mais velha do que ele. O casal nunca teve filhos.
Três décadas mais tarde, Deodoro voltaria ao Mato Grosso, desta vez já na condição de líder da conspiração militar que levaria à queda do império. No final de 1888, o governo buscava um motivo para afastar o marechal do Rio de Janeiro e do centro da chamada Questão Militar, que colocava as liderenças do exército em confronto com a monarquia. O pretexto surgiu quando Paraguai e Bolívia romperam relações em virtude de uma disputa territorial na região do Chaco. Temia-se que uma guerra entre os dois países pudesse ameaçar as fronteiras do Brasil.
Com a desculpa de que o clima de tensão exigia a presença de um oficial de alta patente na região, o Ministério da Guerra despachou novamente o marechal para Mato Grosso com a dupla função de Comandante de Armas da província e chefe de uma expedição militar de observação das fronteiras. Deodoro embarcou para Cuiabá em 27 de dezembro, mas, ao chegar a Mato Grosso, Deodoro deu-se conta de que fora, de fato, atraiçoado. Não havia muito que fazer ali.
A disputa entre Bolívia e Paraguai estava longe de representar qualquer ameaça aos interesses brasileiros. Surpresa maior ele teve ao ser informado de que o governo havia nomeado para administrar o Mato Grosso o coronel Cunha Matos, também personagem da Questão Militar. Na condição de Comandante de Armas da província, Deodoro estava subordinado ao novo governador. Portanto, ele, um marechal, iria responder a um coronel! Por fim, Deodoro recebeu a notícia de que o conselheiro Gaspar Silveira Martins, seu rival na vida privada e na política gaúcha, acabara de ser nomeado para a presidência da província do Rio Grande do Sul. Foi a gota d’água.
Irritado com o que julgava ser uma afronta direta aos seus brios pessoais, o marechal abandonou o posto sem antes pedir autorização e tomou um navio de volta para o Rio de Janeiro sem nunca ter exercicio as novas funções no Mato Grosso. Era já um copo transbordado de mágoa.
Dali à queda do império seria apenas uma questão de tempo.
 
O marechal Deodoro na época da Proclamação da República: um copo transbordado de mágoa



Nenhum comentário:

Postar um comentário