terça-feira, 19 de outubro de 2010

Fuso Horário... Fique por dentro!!!


FUSO HORÁRIO



 Os ingleses criaram o conceito de fuso horário no século 19. Eles dividiram a superfície terrestre em 24 fusos, sendo que cada um deles equivale a 15 graus. Ou seja, repartiram a circunferência da Terra pelo número de horas do dia.  A hora zero foi contada a partir de Greenwich (Inglaterra). Do local para leste, os horários foram somados; dali para oeste, subtraídos.

Sendo assim, o Brasil, por sua extensão, acabou abarcando 4 fusos. No final do século 19, o Imperial Observatório do Rio de Janeiro usava um balão para fornecer o horário oficial brasileiro. Como ficava perto do porto do Rio de Janeiro, os capitães de navios que estavam na baía ficavam de olho num prédio no alto do morro. Quando o balão se desinflava, todos sabiam que era meio-dia em ponto e os comandantes acertavam seus cronômetros. Os métodos de marcação de tempo foram evoluindo.

Em 1921, o agora chamado Departamento do Serviço da Hora já trabalhava com relógios de pêndulo. Depois vieram os padrões de medição a quartzo, que começaram a ser trocados em 1970, quando o Serviço importou o primeiro relógio de césio 133. Atualmente, a hora oficial do Brasil é medida com sete relógios de césio e dois de maser de hidrogênio, osciladores que geram microondas, também com freqüência altamente precisa.

Pela norma internacional, a diferença entre a hora gerada no Brasil e a que vem do Escritório de Investigação da Hora, na França, não poderia ser maior do que 100 bilionésimos de segundo. Mas o Observatório Nacional já consegue uma diferença quatro vezes menor, de 25 bilionésimos de segundo.

INTRODUÇÃO DO FUSO HORÁRIO NO BRASIL

Antes de 1914, cada localidade brasileira marcava o tempo segundo o movimento aparente do sol, que atingia o ponto mais alto (culminante) às 12 horas; esse tempo fornecia a hora local, que difere segundo a posição geográfica de cada região.
Foi no tempo de Henrique Morize, em 1914, que se adotou o sistema de hora oficial e dos fusos horários. Morize, nasceu em 1860, na França, e morreu no Rio de Janeiro.
Foi o fundador dos estudos de física experimental no Brasil e deve-se a ele a fundação da Sociedade Brasileira de Ciências, em 1916.
Como diretor do Observatório Astronômico, deu sequência a obra de Cruls, transformando esse observatório no primeiro da América do Sul.

FUSO HORÁRIO NO BRASIL

Devido à imensidão do território brasileiro, existem em nosso país quatro fusos horários. O primeiro deles abrange as ilhas de Fernando de Noronha, Trindade, Martim Vaz e Penedos de São Pedro e São Paulo (horário atrasado duas horas em relação a Greenwich). O segundo, e o mais importante, constitui a hora oficial do Brasil, que abrange todos os Estados litorâneos e também o Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e a porção leste do Pará, a partir do Rio Xingu.
O terceiro fuso horário brasileiro atinge os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, a porção oeste do Pará, Roraima, Rondônia e a maior parte do Amazonas. Está atrasado quatro horas em relação a Londres. O quarto e último fuso compreende a parte ocidental do Amazonas e o Acre, e está atrasado cinco horas em relação a Londres e duas horas em relação a Brasília.




Nenhum comentário:

Postar um comentário