quarta-feira, 12 de junho de 2013

Verdades e mentiras sobre a sua alimentação


TEXTO: Maria Carolina Cristianini

COBERTURA-BOLO
Só precisamos comer duas vezes por dia: FALSO
Para ter uma alimentação saudável é preciso comer ao menos três vezes por dia: café da manhã, almoço e jantar. Mas o melhor é incluir lanches entre as refeições, com frutas e iogurtes.

Alimentos gordurosos devem ser banidos do prato: FALSO
Alimentos que têm gordura são importantes porque ajudam o corpo a armazenar energia. Mas não podem ser consumidos em excesso, pois, além de engordarem, causam problemas de saúde.

É importante incluir sempre cereais no café da manhã: VERDADEIRO
Eles estão cheios de nutrientes que fazem bem e, logo cedo, garantem boa parte das substâncias que você vai precisar ao longo do dia. Você ainda pode misturar o cereal com frutas, leite e iogurte. Vai ficar cheio de energia para gastar!

Não há problema em comer muitos docinhos em uma festa: VERDADEIRO
De vez em quando, tudo bem comer alguns brigadeiros a mais. Uma delícia!. Mas é bom não exagerar nos doces todos os dias. Não é chatice. Você pode ter dores de barriga, ganhar peso demais e acabar tendo problemas de saúde.

Quem come direitinho a semana inteira, pode se alimentar só de batata frita na sexta-feira: FALSO
É importante comer vários tipos de alimento. Se você se entupir de batata frita por um dia inteiro, pode até passar mal. Que tal tomar café da manhã com frutas, almoçar bem e deixar a batata frita só para o jantar?

Só quem não quer engordar deve comer frutas e vegetais: FALSO
É fato que esses alimentos engordam muito menos do que outros, mas a gente deve comer frutas e vegetais e porque eles têm fibras, vitaminas e minerais, que ajudam o organismo a funcionar.

É melhor escolher bolos e biscoitos sem recheio e sem cobertura: VERDADEIRO
Quando bater a vontade de comer um doce, sempre dê preferência para os mais simples. É que a maioria dos recheios e das coberturas de produtos industrializados tem um tipo de gordura que não é legal para a nossa saúde. Mas comer de vez em quando, ok.

Não se deve comer demais antes de dormir: VERDADEIRO
Durante o sono, o organismo funciona mais devagar, inclusive a digestão. Daí, surge a sensação de estômago pesado, que atrapalha o descanso. À noite, é sempre melhor comer alimentos leves, como saladas e legumes.

É preciso descascar todas as frutas antes de comer: FALSO
Sempre que possível é melhor comer as frutas com casca (abacaxi, banana, jaca e coco não, hein?). Assim, você ingere muito mais fibras, vitaminas e minerais, que ajudam o organismo a funcionar direito. Mas fique ligado na dica de quem entende do assunto: lave superbem as frutas em água corrente, antes de dar a primeira mordida.

Não se deve comer macarrão instantâneo: FALSO
O macarrão não faz mal e é fonte de energia. Mas é legal evitar o uso do tempero que vem junto, pois ele contém excesso de sódio, ruim para saúde. Resumindo: coma o macarrão sem o tempero pronto ou use o condimento só às vezes.

Um comentário:

  1. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir