terça-feira, 12 de novembro de 2013

Marechal Manoel Deodoro da Fonseca

 
Nasceu na cidade de Alagoas (AL) em 5 de agosto de 1827. Ainda na adolescência iniciou os estudos no ensino militar. E aos 21 anos, viveu a primeira experiência armada, integrando as tropas que se dirigiram a Pernambuco para combater a Revolução Praieira. Depois vieram outros conflitos durante o Império, como a brigada expedicionária ao rio da Prata, o cerco a Montevidéu e da Guerra do Paraguai.

Ingressou oficialmente na política em 1885, quando governou a província do Rio Grande do Sul. Assumiu a presidência do Clube Militar de 1887 a 1889 e chefiou o setor antiescravista do Exército. Com o título de marechal, Deodoro da Fonseca proclamou a república brasileira no dia 15 de novembro de 1889 e assumiu a chefia do governo provisório.

O governo do Marechal deveria terminar em 1894, mas o período registrou sérios problemas de ordem política e econômica, levando à sua renúncia em 23 de novembro de 1891.
No legado de sua contribuição cívica ao país, deixou também o esforço imensurável pela liberdade do negro.

O Marechal Deodoro da Fonseca morreu aos 65 anos, no início da tarde de uma terça-feira – 23 de Agosto de 1.892, vítima de uma crise aguda de dispneia, doença com a qual conviveu nos últimos anos. Pediu para ser sepultado em trajes civis, no que não foi atendido. Seu enterro teve toda a pompa e honras militares.


Um comentário:

  1. Oiê!Sou agenda e vim te visitar!Venha você também.Já estou te seguindo.
    http://ateliekeithyteles.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir