quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Regularidades Ortográficas - Plano de Aula

Esse texto foi retirado do site da Nova Escola e eu postei aqui porque acredito que muitas pessoas podem utilizar essa ideia e produzir outros planos com base nesse. beijos!

Plano de Aula

Regularidades ortográficas

Flexibilização para deficiência visual (utiliza máquina para escrita em braile com domínio de palavras e pequenas frases)
Aproveitar as situações de escrita e discussão para ampliar o repertório do aluno quanto à ortografia.

Conteúdo
Ortografia: uso de R e RR.

Flexibilização
Valorize a participação oral e a sonorização dos grafemas como colaboração coletiva.
Anos
Do 3º ao 5º ano.

Tempo necessário
Uma aula.

Material necessário
Folha, lápis, borracha, revistas e uma cópia da fábula O Burro que Vestiu a Pele de um Leão.

Flexibilização
Máquina braile ou reglete e punção.

Desenvolvimento
1ª etapa
Explique que você vai ditar uma fábula de Esopo para ver como eles escrevem algumas palavras. Ressalte que eles devem se esforçar ao máximo e grafar da maneira que acham correto. Antes de iniciar, faça uma contextualização e comente sobre o gênero, o autor e possível conteúdo, remetendo-se ao título. Aproveite para ser um modelo de comportamento leitor. Faça o ditado e, a cada vez que palavras nas quais as letras R e RR estiverem entre vogais, pergunte aos alunos de que forma ela deverá ser escrita.

Flexibilização
Combine com o aluno a escrita em braile apenas das frases selecionadas com as palavras em estudo (R e RR), avise-o com um toque ou uma ordem para começar. Lembre-se de que a escrita em braile necessita de mais tempo e de maior atenção do aluno. Quando possível, peça ao AEE para transcrever o texto em braile anteriormente e ofereça ao aluno para acompanhar a atividade.

O burro que vestiu a pele de um leão
Um burro encontrou uma pele de leão que um caçador tinha deixado largada na floresta. Na mesma hora, o burro vestiu a pele e inventou a brincadeira de se esconder numa moita e pular fora sempre que passasse algum animal. Todos fugiam correndo assim que o burro aparecia. O burro estava gostando tanto de ver a bicharada fugir dele que começou a se sentir o rei leão em pessoa e não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação. Ouvindo aquilo, uma raposa que ia fugindo com os outros parou, virou-se e se aproximou do burro, rindo:
- Se você tivesse ficado quieto, talvez eu também tivesse levado um susto. Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira! Moral: um tolo pode enganar os outros com o traje e a aparência, mas suas palavras logo irão mostrar quem ele é de fato.
 
2ª etapa
Organize os alunos em duplas e distribua um quadro que contenha várias palavras em que R e RR apareçam em vários contextos (que correspondem aos diferentes "sons de R"). Por exemplo:

Risada  
Trabalho  
Formiga  
Verão  
Cigarra  
Honra  
Distribua também algumas revistas e peça que as duplas procurem palavras que tenham R e RR e que possam ficar em cada coluna do quadro (embaixo de Risada, de Trabalho etc.). Ajude-os caso tenham dúvidas na procura ou se você perceber que não entenderam as regularidades das palavras do quadro.

Flexibilização
Coloque o aluno com um colega que leia as palavras encontradas e que peça ajuda para classificá-las.

3ª etapa
Solicite que elaborem uma explicação a respeito de quando deve-se usar R e RR. Peça que eles ditem para você escrever no quadro. A questão do som e da localização da letra é fundamental que apareça nas explicações. Estimule essa reflexão e debata com a turma. As regularidades encontradas nas escritas devem ficar disponíveis na classe, afixada, por exemplo, em um mural de registro de conhecimentos
ortográficos. Deve ser consultada sempre que se precisar. É importante que o professor mostre como utilizar o registro para que a turma tire dúvidas.

Flexibilização
Solicitar ao AEE a transcrição do registro de conhecimentos ortográficos em braile para o aluno consultar.

Avaliação
Proponha outros ditados e produções escritas e analise se os alunos utilizam o registro como fonte de referência. Se o aluno tiver compreendido a regularidade e a memorizado, não precisará recorrer a ele.

Flexibilização
Proponha exercícios orais e pequenas produções escritas em braile.

Fonte
Adaptação do livro Ortografia: Ensinar e Aprender, de Artur Gomes de Morais.

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