terça-feira, 8 de maio de 2012

Chapeuzinhos Coloridos

Oi pessoal...
Estou lendo para meus alunos esse livro e achei bem interessante. Recomendo!

As crianças também poderão criar sua própria "Chapeuzinho". Estou pensando em algo divertido para fazer assim que a leitura terminar.

Beijão!!!

Ilustrado por Marilia Pirillo
Editora Objetiva

Sinopse:
E se o chapeuzinho de Chapeuzinho Vermelho não fosse vermelho? E se o Lobo fosse bonzinho? E se houvesse um romance entre o Caçador e a Mãe? E se tudo fosse um plano diabólico da Avó? Com uma mudancinha aqui e outra ali, os autores transformam uma história clássica em vários pontos de vistas, para crianças com as mais diferentes histórias e visões de mundo. Em Chapeuzinhos Coloridos a heroína pode ser uma menina que sonha em ser famosa, outra que é caçadora, ou ainda outra que adora comer (e seu prato preferido é bisteca de lobo). São seis meninas diferentes e divertidas, que convidam aos leitores a inventar a sua própria maneira de ir pela estrada à fora.

A primeira história do livro é de Chapeuzinho Azul, ela leva torta de amoras azuis para sua vovózinha. No meio do caminho encontra o Lobo, que sugere que ela colha miosótis azuis para sua vovozinha e com isso ele chega primeiro à casa da frágil velhinha. Lá a vovó o recebe com um tiro no peito e o coloca no forno. Quando a menina chega à casa da vó, faz as perguntas clássicas, que recebem novas respostas. Juntas e felizes elas se esbaldam comendo o lobo assado, depois vão tirar uma soneca e roncam tanto que um caçador chega até a casa e descobre que mataram um lobo que está em extinção. Por isso elas são presas e a história finaliza com todos felizes, pois depois de libertas vovó e netinha aprendem uma lição e o lobo é o único que não pode ter o final feliz.

A segunda história do livro é de Chapeuzinho cor de Abóbora, ela leva torta de abóbora com cobertura de chantili e uma cereja em cima para sua vovózinha. No meio do caminho encontra o Lobo, este sugere que ela vá pelo caminho mais longo, pois é cheio de árvores frutíferas e ela poderia desfrutá-las, com isso ele chega primeiro à casa da magra velhinha. Lá ele a devora e quando a menina chega, faz as perguntas clássicas, que recebem novas respostas. Até que o Lobo a devora e vai tirar uma soneca e ronca tanto que um caçador chega até a casa e pensa em abri a barriga dele com uma tesoura, mas acaba também sendo devorado pelo Lobo, que o achou salgado e pensou em comer a torta doce seguida pela  cerejinha. A história finaliza com todos em pedaços para sempre, pois o Lobo explodiu de tanto comer e os autores nos trazem a lição que Chapeuzinho teria aprendido se estivesse viva.


A terceira história do livro é de Chapeuzinho Verde (Verde-dólar), ela leva torta de limão para sua vovózinha. No meio do caminho encontra o Lobo, que sugere que ela vá pelo caminho mais longo, já que lá tem uma fonte onde as pessoas jogam moedas e com isso ele chega primeiro à casa da muquirana (mão de vaca) velhinha. Lá ele come a vovó e quando a menina chega , faz as perguntas clássicas, que recebem novas respostas. Até que o Lobo a devora e vai tirar uma soneca ele ronca tanto que um caçador chega até a casa e pensa que poderia ficar rico, pois aquele lobo  era de uma espécie  rara. Então o caçador o mata e enquanto tira a  preciosa pele do lobo, percebe que Chapeuzinho Verde e a vovó estão no interior do animal. Depois de negociar o preço de seu serviço para libertá-las (as jóias da avó e as moedas da menina) ele as tira de lá e assim a história é finalizada com uma moral.


A quarta história do livro é de Chapeuzinho Branco , seu pai é falecido e ela leva suspiros para sua vovózinha. No meio do caminho encontra o Lobo, que sugere que ela vá pelo caminho mais longo, para que possa encontrar outras crianças, já que ela é uma menina triste e sozinha e com isso ele chega primeiro à casa da frágil velhinha. Lá ele come a vovó que nem se preocupou que seria devorada pois era muito triste vivendo sozinha e quando a menina chega à casa da vó, faz as perguntas clássicas, que recebem novas respostas. Até que o Lobo pensa em devorá-la, mas ela diz o quanto é triste e os dois começam a chorar. Eles choram tanto que um caçador chega até a casa, a mãe de chapeuzinho chega junto. E advinha? Eles eram vizinhos de infância, retomam um grande e antigo amor. Fazem o Lobo "desengolir" a vovó, resolvem se casar, convidam a vovó para morar com eles, para que ela não se sinta mais sozinha. E o Lobo? Ah, ele pede para o adotarem  como lobo de estimação, já estava cansado de ser um Lobo solitário. A história finaliza com uma lição.
A quinta história do livro é de Chapeuzinho Lilás, e para manter sua fama de obediente e trabalhadora, ela leva revistas de fofocas para sua vovózinha. No meio do caminho encontra o Lobo, que sugere que ela vá pelo caminho mais longo, para colher lilases para sua avó e com isso ele chega primeiro à casa da velhinha fofoqueira. Lá ele bate à porta, mas se esconde quando a vovó vai atender. Assim que  a menina chega à casa da vó, faz as perguntas clássicas, que recebem novas respostas da sua vovozinha. Elas passam a ler as revistas e acabam dormindo. O Lobo feliz por não as ter devorado, fica observando. Mas acaba caindo no sono e dormindo entre as duas. Como ele estava com fome, a barriga dele começou a roncar tanto que um caçador chegou e conhecendo sua fama, resolveu matá-lo com a espingarda. A história finaliza com todos famosos para sempre, menos o coitado do Lobo que morreu pela fama. Os autores nos trazem a lição que Chapeuzinho Lilás aprendeu, mas questionam o leitor sobre essa verdade.
 
A última história do livro é de Chapeuzinho Preto, ela leva jabuticabas para sua vovozinha. No meio do caminho encontra o Lobo, que sugere que ela vá pelo caminho mais longo, já que ele é cheio de flores chamadas sempre-vivas e com isso ele chega primeiro à casa da magrinha velhinha. Lá ele aperta a campanhia e a vovó ao atendê-lo diz que o estava esperando, assim ele come a vovó. Quando a menina chega à casa , depois de demorar muito pelo caminho, faz diante do espelho, para si mesma, as  clássicas perguntas que são por ela mesma respondidas.  Assim que vê o Lobo ela pergunta quem ele é,  ele se identifica como Lobo dos lobos, mais conhecido como tempo. Os dois comem jabuticabas juntos e vão tirar uma soneca. Roncam tanto que um caçador chega até a casa, atira no Lobo, mas não acerta. O Lobo pergunta se eles não podem ser amigos e o caçador argumenta que mais tarde o lobo poderia engoli-lo  também. O Lobo diz que isso ainda demoraria . A história finaliza com todos felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário