terça-feira, 29 de maio de 2012

História com Matemática:

A princesa e o Dragão

Em uma longínqua terra vivia uma corajosa princesa, que queria salvar seu país de um terrível dragão que destruiu 24 celeiros e colocou fogo em 55 casas. Quantas propriedades ele destruiu?

O poder do dragão vinha de seus 13 dentes mágicos. Para salvar seu país a princesa teria que retirar 4 dentes mágicos do dragão. Com quantos dentes o dragão ficaria?


A princesa fez um plano: ela ordenou que seus doceiros reais preparassem os mais gostosos doces da cidade. Pegou uma sacola e colocou 21 doces e deixou na mão direita, em outra sacola ela colocou 3 doces a menos e segurou na mão esquerda. Quantos doces ela tinha nas duas mãos?


E saiu a procura do dragão. Quando ela o achou, ele estava dentro de uma caverna e ela começou a alimentá-lo. O dragão comeu 10 imediatamente, e depois mais 11. Então ele comeu mais 4. Quantos ele comeu no total? E quantos doces sobraram?


Por comer muitos doces logo o dragão ficou com uma enorme dor de dente. A princesa disse: “se acalme, eu sou dentista”. Então ela escalou a boca do dragão e começou a puxar os dentes, a princesa puxou 8 dos 13 dentes do dragão. Com quantos dentes o dragão ficou?


Mas o dragão continou a urrar muito bravo e ela saiu correndo e foi perguntar para o Mago Turu o que ele achava que poderia ter ocorrido. O tal mago morava em cima de uma enorme montanha encantada e as pessoas só podiam chegar lá dando pulinhos. Com muita determinação em salvar seu país a princesa saiu pulando na estradinha que dava 7 voltas na montanha, para cada volta ele tinha que dar 55 pulinhos. Quantos pulinhos a princesa deu para chegar em cima da montanha?


O mago disse para ela o seguinte: “os verdadeiros poderes mágicos do dragão estão nos dentes caninos”. Quantas palavras o mago falou para a princesa?


Ela entendeu a mensagem e voltou correndo para o palácio. Então ordenou ao cozinheiro que fizesse o doce mais duro que ele conhecesse. O cozinheiro fez então 4 tachos de rapadura com 6 quilos cada. Quantos quilos de rapadadura foram feitos?
Ela deixou os tachos na porta da caverna onde o dragão estava. Quando ele sentiu o cheiro dos doces veio correndo e comeu 3 quilos para experimentar. Quantos quilos sobraram?
Como ele gostou muito, ele comeu mais 5 quilos. Quantos quilos sobraram dessa vez?
Aí começou a dor de dente de novo e ele começou a urrar e a chamar pela princesa-dentista. Ela arrancou 2 caninos e assim o dragão perdeu seus poderes mágicos. Com quantos dentes o dragão ficou?
Depois disso o dragão ficou tão bonzinho que a princesa o convidou para morar no castelo, mas ele era tão grande que ocupou metade dos 48 quartos do castelo. Quantos quartos ele ocupou?
O dragão usou 1 quarto para cada pé (ele tinha 2 pés). Quantos quartos o resto do corpo ocupou?

E agora ele come 6 doces de manhã e 4 de tarde, 7 dias por semana. Quantos doces ele come por semana?

Assim ele vive bem calminho e todo o povoado diz “viva a princesa que conseguiu reduzir o mau humor do dragão a 0”.

2 comentários: